Tecnologia

Fone de ouvido JVC HA-MX5 Xtreme Xplosives

O fone de ouvido JVC HA-MX5 Xtreme Xplosives é um acessório com visual robusto. Ele tem um formato clássico de fone over-the-ear, com conchas grandes e flexíveis, além de um arco efeitado com um acolchoado camuflado na cor cinza. Pode-se dizer, sim, que ele foi feito para a guerra, já que tem uma construção resistente, apesar de contar […]

DR

Da Redação

Publicado em 12 de maio de 2014 às 20h14.

logo-infolab

O fone de ouvido JVC HA-MX5 Xtreme Xplosives é um acessório com visual robusto. Ele tem um formato clássico de fone over-the-ear, com conchas grandes e flexíveis, além de um arco efeitado com um acolchoado camuflado na cor cinza. Pode-se dizer, sim, que ele foi feito para a guerra, já que tem uma construção resistente, apesar de contar com poucas opções de portabilidade.

Um exemplo simples é que não é possível dobrar as suas conchas, apenas girá-las para dentro, um recurso para oferecer conforto ao usuário. O arco também não é dobrável, sendo assim, será preciso ter espaço na mochila, bolsa ou mala para levá-lo por aí. 

Além disso, seu acabamento em plástico é um tanto rusticamente chamativo e as únicas construções claramente estilísticas do fone são duas faixas nas conchas que contam com o símbolo "XX", sigla para Xtreme Xplosives. Entretanto, isso também parece ser uma alusão ao isolamento do acessório, que é o suficiente para o dia a dia, mas não é excepcional — o que pode ser bom de acordo com seu tipo de uso. Por exemplo, se a ideia for ouvir músicas no transporte público ou na rua talvez seja melhor que o fone não isole demais os ruídos externos, pois alguém pode precisar chamar sua atenção ou você pode precisar ouvir algum alerta da comunicação importante do Metrô ou da CPTM.

O isolamento do acessório é melhor se for o caso das conchas, que têm tamanho acima da média, cobrirem totalmente as orelhas do usuário. Claramente, isso reduz a passagem de ruídos externos. Como mostram as imagens acima, o fone é monocormático, todo preto e tem dimensões avantajadas. 

O JVC HA-MX5 é um acessório relativamente confortável, especialmente se você for usá-lo por até uma ou duas horas consecutivas. Mais do que isso ele pode perder essa qualidade, já que suas almofadas, apesar de macias, não oferecem o maior conforto entre os fones de ouvido disponíveis no mercado. 

O cabo do fone é um tanto curto e chamativo. Ele tem 1,2m, é vermelho. sai das duas conchas e não é removível. O conector P2 é banhado a ouro e tem 3.5mm.

Áudio

O destaque neste acessório são as frequências graves. Sua amplitude vai de 7 Hz a até 23.000 Hz e sua sensibilidade é de 105 dB/1 mW, com impedância de 32 ohms. 

Os sons médios ficam com menos brilho e os agudos às vezes não são tão evidentes quanto deveriam. Sendo assim, ouvir gêneros como música eletrônica, hip hop e heavy metal são experiências agradáveis. É possível ouvir com clareza a grande maioria dos instrumentos musicais usados nas composições. Mesmo em volumes altos, as frequências graves não ficam distrocidas, o que, apesar de não ser uma prática saudável, é importante citar. 

Se levarmos em conta o fato de que o JVC HA-MX5 é um acessório de relativo baixo custo nos Estados Unidos, o produto tem uma qualidade sonora acima da média. Ele oferece sonoridade adequada para gêneros musicais espeíficos e tem um visual e construção fortes.

Considerações Finais

O  JVC HA-MX5 Xtreme Xplosives é um fone de ouvido que tem boa qualidade geral e o seu design pode ser um dos pontos que podem determinar a compra deste acessório, bem como o destaque para frequências graves. O que não favorece a compra é o preço de 260 reais. Neste quesito de custo-benefício, ele tem concorrentes fortes, especialmente se o visual de guerra não for um item importante para o consumidor. Há opções como o Nokia Coloud Boom, que tem boa qualidade de som e custa 129 reais e até mesmo um concorrente da própria JVC, o modelo HA-S400-W, que tem ainda mais destaque em frequências graves e é vendido no Brasil por 180 reais.

Ficha técnica

Resposta de frequência [Hz]7-23.000
Sensibilidade [dB/mW]105
Impedância [ohms]32
Tamanho dos drivers [mm]50
Tipo de conectorP2 (3,5 mm)
Tamanho do cabo1,20 m
TipoConcha (over-the-ear)
Dimensões (cm)20 x 18,1 x 10,5
Peso307g

Avaliação técnica

PrósDestaque para graves, construção robusta
ContrasDesign poderia ser mais favorável à portabilidade
ConclusãoFone adequado para ouvir música eletrônica, heavy metal e hip hop
Áudio7,9
Redução de ruído e isolamento7,0
Conexão7.0
Design7,3
Média7.5
PreçoR$ 260
Acompanhe tudo sobre:Fones de OuvidoGadgetsJVCReviewsReviews INFO

Mais de Tecnologia

Novo app permite instalar jogos retrô da Nintendo no iPhone; saiba como

Neuralink, de Elon Musk, fará teste de implante cerebral em novo voluntário

Contra Huawei, Apple corta preço de iPhone na China

TikTok passa a testar vídeos de 60 minutos e acirra disputa com YouTube

Mais na Exame