Tecnologia

Fone de ouvido Genius GHP-410F

O Genius GHP-410F é um fone de ouvido básico, que destaca sons agudos. O design atraente e o seu baixo-custo tornam o acessório um produto interessante. Mas a qualidade da construção e do áudio são condizentes com o preço sugerido de 60 reais? O visual e a construção compensam a relativa falta de qualidade de […]

DR

Da Redação

Publicado em 9 de abril de 2014 às 21h33.

logo-infolab

O Genius GHP-410F é um fone de ouvido básico, que destaca sons agudos. O design atraente e o seu baixo-custo tornam o acessório um produto interessante. Mas a qualidade da construção e do áudio são condizentes com o preço sugerido de 60 reais? O visual e a construção compensam a relativa falta de qualidade de som do fone? Descura essas respostas abaixo na análise da INFO do Genius GHP-410F.

Áudio

O fone peca em um ponto importante: qualidade de áudio. Mesmo com as mesmas características do JBL J55a (sensibilidade, impedância e tamanho dos drivers), ele não consegue obter o mesmo resultado Além disso, sua resposta de frequência é menos ampla. É um pouco difícil, por exemplo, ouvir músicas com diversos instrumentos, como uma música clássica, e distinguir com facilidade os sons de cada um.

O fone destaca mais timbres agudos, enquanto os graves e médios têm pior qualidade. Sendo assim, ouvir sons pesados, como hip hop e heavy metal, não é o mais indicado. Além disso, ele não conta com nenhuma tecnologia de cancelamento de ruído. Nem eletronica e nem acusticamente. Ou seja, suas conchas são capazes de um isolamento sonoro do ambiente. Não é necessário que o barulho seja muito alto para atrapalhar o som que o usuário está ouvindo.

 Design

Nesse ponto, o Genius GHP-410F é, em uma palavra, extravagante. Um tom de azul bastante vivo é predominante nas conchas. Há diversas setas desenhadas no acessório, nas cores preto e vermelho.

Sua ergonomia de uso é boa, já que o arco não pressiona muito as conchas nas orelhas e há um acolchoamento que proporciona conforto. Entretanto, esse estofado  não tem muita qualidade. Outro ponto que favorece o uso prolongado é que o acessório é leve. Pode-se dizer que o design do produto é um pouco retrô, não só pelo visual colorido, mas também porque o cabo P2 sai das duas conchas, algo que muitas fabricantes pararam de fazer há algum tempo.

Contudo, sua construção não aparenta robustez, ele é um tanto fragilidade. Em contrapartida, as conchas podem ser dobradas para evitar que o fone se quebre no transporte. Além disso, o gadget não possui nenhum tipo de controle no cabo e vem com um case simples.

Dimensões: 19 x 14 x 4 cm e 140 gramas.

Conexões

Como na maioria dos fones, o Genius GHP-410F utiliza uma conexão P2 banhada a ouro. Seu cabo tem uma distância de 1,2 m, um bom tamanho. A versão do produto testada pelo INFOlab não possui microfone.

Usabilidade

O Genius GHP-410F  é bem simples, não há nenhum software que acompanhe o produto, bem como não há botões ou qualquer tipo de configuração a ser alterada. É literalmente um aparelho plug and play.

Considerações Finais

O Genius GHP-410F é um fone de ouvido simples e seu atrativo está mais no design do que na qualidade do áudio. O preço sugerido é um pouco alto: 60 reais. Mas é possível encontrar o produto por menos do que isso em sites de varejo (o encontramos por 40 reais, por exemplo). Sendo assim, quem quer um gadget simples, com destaque para frequências agudas e com visual atraente, pode escolher adquirir esse fone — mas o consumidor não pode exigir dele uma ótima qualidade sonora.

Ficha técnica

Resposta de frequência [Hz]20-20.000
Sensibilidade [dB/mW]100
Impedância [ohms]32
Tamanho dos drivers [mm]40
Tipo de conectorP2 (1,2m e 3,5 mm)
TipoConcha (over-the-ear)

Avaliação técnica

PrósFone leve, versátil e compacto com bom design
ContrasSofre com a qualidade de sons médios e graves
ConclusãoBom fone de baixo-custo para quem procura um acessório com bom design
Áudio7,0
Redução de ruído e isolamento6,0
Conexão7,0
Design6,5
Média6.7
PreçoR$ 60
Acompanhe tudo sobre:DesignDispositivos de SomFones de OuvidoMúsicaReviewsReviews INFO

Mais de Tecnologia

Alexa, da Amazon, pode subir preço em versão mais inteligente para competir com ChatGPT

CEO da Nvidia ganha US$ 7,6 bilhões em um só dia

Muito tempo no celular? Veja dicas para diminuir seu tempo de tela

Dez anos de Spotify no Brasil: o app que extinguiu a pirataria e virou sinônimo de música

Mais na Exame