Tecnologia

Família de suposto dono da Silk Road pede dinheiro na web

Amigos e familiares de Ross Ulbricht esperam arrecadar 500 mil dólares para pagar os gastos legais do processo contra o suposto fundador do Silk Road

Ulbricht fundo legal (Reprodução)

Ulbricht fundo legal (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de dezembro de 2013 às 13h49.

A família e os amigos do suposto administrador da Silk Road lançaram um fundo de defesa jurídica para coletar doações em seu nome. O site do fundo apela aos contribuintes potenciais argumentando que o processo contra Ross Ulbricht terá implicações na liberdade dentro da internet.

"Nesses tempos de intromissão e abusos do governo, esse processo não é apenas sobre Ross. Ele tem implicações muito mais abrangentes", escreve a família de Ulbricht no site. "Ele irá estabelecer o precedente em assuntos como a liberdade individual na internet; privacidade financeira e pessoal; e o papel do governo em nossas vidas. O resultado desse caso irá impactar nosso futuro e nossa liberdade. Seu resultado irá afetar todos nós”.

Ulbricht, acusado de ser Dread Pirate Roberts, codinome do suposto proprietário e operador do maior mercado virtual de drogas da internet, foi preso em outubro e processado por uma série de crimes, incluindo tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Ele também é acusado de ser mandante em um assassinato no estado de Maryland, baseado em negociações que Dread Pirate Roberts realizou com um agente disfarçado do FBI, que teria recebido 80 mil dólares para matar um antigo administrador da Silk Road.

Ulbricht negou, por meio de seu advogado, que era Dread Pirate Roberts. Apesar de a Silk Road ter sido tirada do ar após a prisão de Ulbricht, uma nova versão do site já está na rede.

O site do fundo de defesa legal também publicou um vídeo pedindo ao público que não julgue Ulbricht até o final do processo e da apuração dos fatos. O filme inclui depoimentos de amigos e familiares de Ulbricht. O site também publicou testemunhos anônimos que dizem que as descrições feitas pelo governo e mídia de Ulbricht como um criminoso inescrupuloso não fazem sentido.

"Ross é uma daquelas raras luzes no mundo...", escreve uma pessoa identificada apenas pelas iniciais BA. "Existem alguns pontos cruciais em minha vida, mas em quase todos eles Ross estava lá para me ajudar a guiar meu caminho. Ele me ajudou a crescer como pessoa de diversas formas, e posso dizer definitivamente que não estaria aqui hoje, ou teria chegado ao ponto que estou em minha vida, sem ele. Nós dois mudamos através dos anos, mas sempre existiu um lado de Ross que permaneceu firme".

A família espera arrecadar 500 mil dólares para a defesa legal de Ulbricht. Até agora, foram arrecadados 4 790 dólares, faltando nove dias para o final do prazo de arrecadação.

Acompanhe tudo sobre:DrogasINFO

Mais de Tecnologia

Zuckerberg critica falta de inovação da Apple: "Não sei se estão vendendo mais iPhones"

O Capitão América está diferente: Mark Zuckerberg se apresenta como herói da democracia

Os novos amigos do presidente: as razões que uniram as big techs a Trump

Pin People lança ferramenta para ajudar empresas a interpretar sentimentos dos colaboradores