Falha no Win2000 pode paralisar servidor
SÃO PAULO O Windows 2000 apresenta uma falha de segurança que, se explorada, pode tirar o servidor do ar. O problema foi relatado num boletim do site SecurityFocus, especializado em segurança. O problema atinge todas as versões do Windows 2000. Segundo o boletim, para explorar o bug, basta enviar um fluxo de dados defeituosos à […]
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h35.
SÃO PAULO O Windows 2000 apresenta uma falha de segurança que, se explorada, pode tirar o servidor do ar. O problema foi relatado num boletim do site SecurityFocus, especializado em segurança. O problema atinge todas as versões do Windows 2000.
Segundo o boletim, para explorar o bug, basta enviar um fluxo de dados defeituosos à porta 445. Isso leva o serviço Lanman, do Windows 2000, a consumir altos recursos da CPU e da memória, o que resulta no travamento do sistema.
No próprio documento, a SecurityFocus também apresenta duas soluções para o problema, ambas atribuídas à Microsoft. A primeira consiste em desativar o serviço NetBios, o que também fecha a porta 445. Essa alternativa, no entanto, cria problemas para programas que precisam utilizar o NetBios.
Outra saída é abrir o editor de registro (Regedt32.exe) e localizar a chave HKEY_LOCAL_MACHINESystemCurrentControlSetServicesLanmanServer. Aí, crie um valor REG_DWORD e o nomeie como MaxWorkItems. Defina para esse item um valor adequado ao servidor. Para memória acima de 2 GB, use 1024; para RAM entre 512 MB e 2 GB, 512; e, por fim, para memória até 512 MB, dê o valor 256.