A entidade destacou também a expansão da cobertura dos serviços em municípios que concentram 99,6% da população brasileira (Spencer Platt/Getty Images/AFP)
Da Redação
Publicado em 9 de junho de 2011 às 21h03.
Brasília - Falar pelo celular ficou 44% mais barato nos últimos dois anos. Como consequência, o tempo que o usuário fala pelo telefone aumentou 42%. É o que mostram os dados da consultoria Teleco, divulgados pelo Telebrasil, que representa as operadoras.
De acordo com o levantamento da Teleco, o preço médio do minuto da telefonia móvel, com impostos, caiu de R$ 0,39 no fim do primeiro trimestre de 2009 para R$ 0,22 em março de 2011. No mesmo período, o índice que mede o tempo médio mensal de uso do celular subiu de 77 minutos para 110 minutos.
Para o Telebrasil, esse cenário é fruto, principalmente, do regime de competição entre as prestadoras dos serviços, que alcançaram um total de 212 milhões de usuários em abril deste ano, o que representa um crescimento de 38% nos últimos dois anos.
A entidade destacou também a expansão da cobertura dos serviços em municípios que concentram 99,6% da população brasileira. Em 36% dos municípios, entre eles os mais populosos, os serviços são prestados por quatro ou cinco operadoras, segundo o Telebrasil. Esse índice sobe para 46% das cidades brasileiras quando é considerada a presença de três ou mais operadoras prestando os serviços.
Custo
O setor de telecomunicações também tem tido preços reajustados abaixo dos índices oficiais de inflação como o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). Segundo o Telebrasil, nos últimos 12 meses, enquanto o IPCA 15 cheio subiu 6,51%, o grupo de telecomunicações - incluindo tarifas de telefonia, internet e TV paga - registrou um índice três vezes menor, de 1,76%, de junho de 2010 a maio de 2011. O IPCA 15 é divulgado a cada 15 dias e é uma prévia do IPCA, o indicador oficial da inflação no País.