Tecnologia

Empresa taiwanesa faz parceria no Brasil para fabricar PCs populares

A VIA Technologies e a Amazon-PC esperam produzir 1 milhão de unidades em 2007, ao custo de 599 reais por unidade, sem o monitor

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h37.

A VIA Technologies anunciou nesta quarta-feira (25/10) uma parceria com a brasileira Amazon-PC para a fabricação do seu microcomputador popular PC-1 no Brasil. O equipamento será produzido na Zona Franca de Manaus pela MCD Componentes, uma associada da Amazon-PC com tecnologia da empresa taiwanesa. A produção terá benefícios fiscais do Processo Produtivo Básico (PPB), o que permitirá manter o preço médio de cada unidade em 599 reais, sem o monitor. As empresas esperam chegar a 1 milhão de máquinas até o fim de 2007.

O equipamento é semelhante ao PC comum, podendo ser configurado conforme a necessidade dos clientes e utilizando componentes padrões de mercado. A máquina também oferece possibilidade de up-grade e compatibilidade com outros softwares, além de comportar uma placa até três vezes menor que a convencional. Além de mais barato, o PC-1 consome menos energia que os microcomputadores convencionais.

De acordo com o diretor comercial da VIA Technologies no Brasil, Carlos Kato, o país será o segundo a fabricar essa linha de computadores, depois da China. O padrão de custo e a tecnologia são voltados para economias emergentes, como o Brasil, China e Índia. A companhia espera manter a fábrica como principal provedora de equipamentos e insumos ao Mercosul.

O PC-1 terá processadores da VIA Technologies, montados em plataformas no formato Mini-ITX, com dimensões reduzidas, de 17 x 17 cm, com vídeo, áudio & rede integrados. O computador será comercializado com 128 MB de memória, unidade de CD, 40 GB de disco rígido e sistema operacional Linux.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Oura lança nova versão do anel inteligente com design atualizado e novos sensores

China tem 966 milhões de usuários de telefonia móvel 5G

Como diminuir as barreiras para aplicações de computação quântica no setor de energia?

Disputa entre Gradiente e Apple tem definição no TRF