Exame Logo

EMC vai produzir sistemas de armazenamento de dados no Brasil

Empresa vai produzir para o mercado interno e, posteriormente, exportar para a América Latina, região que gerou vendas de 540 milhões de dólares no ano passado

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h26.

A EMC, empresa de equipamentos para infra-estrutura de tecnologia, anunciou nesta terça-feira (06/5) o início da fabricação no Brasil de sua linha de sistemas de armazenamento de dados.

A produção será em regime terceirizado com a Celéstica em Hortolândia, interior de São Paulo, e vai abranger a linha de servidores de armazenamento Clariion. "A intenção inicial é fabricar equipamentos para abastecer o mercado local, mas posteriormente podemos expandir as vendas para países da América Latina", informou Joel Schwartz, vice-presidente da divisão de armazenamento de dados da EMC.

Além da fábrica - que não teve os investimentos revelados -, a EMC criou um centro de pesquisa e desenvolvimento no país em parceria com o Instituto de Pesquisas Eldorado, também no interior de São Paulo. As pesquisas vão se concentrar nas áreas de software de código aberto e de gerenciamento.  Esse é 11º centro de pesquisa e desenvolvimento no mundo, segundo Schwartz. Em 2007, a empresa investiu 1,5 bilhão de dólares nessa área.

Veja também

A EMC está no Brasil há 12 anos e desde 2003 produz equipamentos em parceria com a Dell. A estratégia de fabricação local com a Celéstica - que produz equipamentos também para Palm e HTC - deverá trazer também a redução de preços dos servidores de armazenamento.

"Embora esse não seja nosso principal objetivo, estimamos que a queda de preços deverá ser da ordem de 10%", informa Carlos Cunha, diretor geral da EMC no Brasil.

O faturamento global da companhia no ano passado foi de 13,2 bilhões de dólares. A América Latina representou 4% desse total, ou cerca de 530 milhões de dólares.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Tecnologia

Mais na Exame