EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h26.
No segundo trimestre, a Dell apresentou um forte crescimento de vendas para pequenas e médias empresas, segundo dados da consultoria IDC. O volume de computadores vendidos para companhias de pequeno porte (de 10 a 99 funcionários) subiu 165%, na comparação com igual trimestre do ano passado. Já para as médias empresas (de 100 a 499 funcionários), o incremento foi de 49%.
Com isso, a Dell encerrou junho com 3,4% de participação de mercado, entre as pequenas empresas, e de 12,8%, no segmento das médias. Segundo Raymundo Peixoto, diretor-geral da Dell Brasil, a expansão se deve, em especial, ao modelo de vendas diretas, que coloca o cliente em contato com a Dell, sem passar pela intermediação de uma revenda ou assistência técnica.
"Pequenas e médias empresas são muito exigentes em relação aos equipamentos especificados", diz Peixoto. Muitas vezes, essas companhias não possuem departamentos de tecnologia da informação ou profissionais capazes de auxiliá-las na compra e manutenção dos equipamentos. Além disso, por possuírem um orçamento limitado para investir em TI, não podem errar na escolha das máquinas.
Segundo Peixoto, essas características favorecem o modelo de atendimento direto da Dell, já que a fabricante ajuda as pequenas e médias empresas a adquirir o equipamento mais adequado às suas necessidades. Para Peixoto, a manutenção do ritmo de crescimento em patamares tão elevados dependerá do combate à pirataria e à informalidade no mercado de informática. "Mais de 70% desse mercado é ocupado por produtos informais. Quanto menor a informalidade, maior será a taxa de crescimento", diz.