Tecnologia

Confeiteiro da Casa Branca deixa os Obama para promover alimentação saudável

Agora os Obama não só perdem a pessoa que faz para eles bolos saudáveis e deliciosos, mas também um dos melhores aliados da primeira-dama

obama

obama

DR

Da Redação

Publicado em 23 de março de 2014 às 16h54.

 O chef confeiteiro da Casa Branca, Bill Yosses, deixará de preparar as sobremesas para a família Obama e seus convidados a partir de junho e se mudará para Nova York para promover uma alimentação mais saudável.

A mensagem a favor da vida saudável o tocou tão fundo com a campanha "Let's Move!" ("Mova-se!") promovida pela primeira-dama, Michelle Obama, que decidiu pendurar o avental e criar uma fundação para ensinar os americanos a comer melhor.

Yosses, de 60 anos, dá o exemplo e tem modificado as receitas das sobremesas que prepara na Casa Branca para que ninguém sinta falta de um doce.

O confeiteiro já era conhecido pelos suflês de pera e framboesa que elaborava nos restaurantes mais exclusivos de Nova York antes de a primeira-dama anterior, Laura Bush, o recrutar para a Casa Branca em 2007.

Por isso não teve maiores dificuldades em obedecer aos dois pedidos que Michelle fez quando foi morar no número 1.600 da Avenida Pensilvânia: sobremesas mais saudáveis e em porções menores.

Em seus primeiros meses na residência presidencial com os Bush ele preparava doces mais convencionais, mas revisou suas receitas e começou a substituir o açúcar por mel e a manteiga por purê de frutas.

Em suas sobremesas, Yosses acompanha as tortas de chocolate com pêeas ou, como na visita do presidente francês, François Hollande, no mês passado, acrescentou tangerinas a um bolo de chocolate havaiano que foi servido acompanhado de sorvete de baunilha.

Agora os Obama não só perdem a pessoa que faz para eles bolos saudáveis e deliciosos, mas também um dos melhores aliados da primeira-dama em sua cruzada em defesa de uma vida saudável, que agora batalhará por conta própria.

Michelle Obama se declarou "incrivelmente triste" com a saída de Yosses.

"É uma decisão agridoce", reconheceu o confeiteiro em declarações ao jornal "New York Times".

O mais doce para ele é que se encontrará na 'Big Apple' com seu marido, Charlie Jandusay Fabella Jr., com quem se casou em 2011 em Washington e poderá dividir o mesmo teto pela primeira vez desde que se conheceram, há 11 anos.

E o mais "acre" é que deixará a cozinha da casa mais poderosa do mundo, onde conheceu um projeto em que acredita, o "LeT's Move!".

"Foi uma honra trabalhar lá e ver como cresceu este programa", contou Yosses em uma conferência em Manhattan ainda no ano passado.

Muitos de seus ingredientes vêm da horta que Michelle Obama plantou nos jardins da residência presidencial, o que foi uma inspiração para Yosses, e até incluiu na Casa Branca o pão de gengibre e chocolate branco que prepara no Natal.

O confeiteiro afirmou que não quer demonizar a manteiga, o açúcar ou os ovos, mas admitiu estar "preocupado" com o aumento da obesidade e do diabetes nos Estados Unidos.

"Se os confeiteiros estão preocupados porque a quantidade de gorduras e açúcares que estamos consumindo é um problema, realmente temos um problema", disse.

"É importante manter viva a noção de prazer e uma sobremesa deliciosa é um poderoso símbolo. Uma das coisas que assusta as pessoas é a ideia de que a comida saudável é o oposto de prazer", lembrou.

Agora na fundação que planeja criar para fomentar a alimentação saudável, Yosses pretende mostrar que a cozinha consiste em "recriar sabores, como o jazz fez com as melodias" e que a comida saudável também pode ser saborosa.

 

Acompanhe tudo sobre:INFO

Mais de Tecnologia

Zuckerberg critica falta de inovação da Apple: "Não sei se estão vendendo mais iPhones"

O Capitão América está diferente: Mark Zuckerberg se apresenta como herói da democracia

Os novos amigos do presidente: as razões que uniram as big techs a Trump

Pin People lança ferramenta para ajudar empresas a interpretar sentimentos dos colaboradores