Cartuchos levam HP ao pente-fino na Europa
SÃO PAULO - A União Européia abriu uma investigação contra a HP para apurar se a companhia tem uma postura de monopólio no mercado de cartuchos para impressora. As autoridades européias querem saber se a HP, de alguma forma, obriga os usuários a comprar produtos da marca para suas impressoras ao invés de adotarem produtos […]
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h22.
SÃO PAULO - A União Européia abriu uma investigação contra a HP para apurar se a companhia tem uma postura de monopólio no mercado de cartuchos para impressora.
As autoridades européias querem saber se a HP, de alguma forma, obriga os usuários a comprar produtos da marca para suas impressoras ao invés de adotarem produtos equivalentes, só que mais baratos. Uma velha discussão em todo o mundo com as fabricantes de impressoras em geral, diga-se de passagem.
Segundo o site TheRegister, o problema foi levantado quando a União Européia decidiu questionar o fato de a divisão de impressoras e imagem da HP responder por quase a metade de todo o faturamento da companhia. O mesmo acontece com as divisões de suprimentos, onde cartuchos para impressoras e outros produtos do tipo respondem por mais da metade das vendas.
A União Européia também planeja, diz o Register, questionar o alcance da máxima "bons produtos são caros, ainda mais quando comparados ao preço das impressorar" - no mercado em geral, costuma-se dizer três cartuchos pagam, e com folga, uma impressora.