EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h21.
O número de usuários de internet banda larga nos Estados Unidos ultrapassou o de conexão discada. Em outubro, de acordo com levantamento feito pela Nielsen/NetRatings, 53% dos internautas residenciais do país acessaram a web por uma conexão de alta velocidade.
No Brasil, os acessos banda larga ainda não decolaram, apesar das taxas anuais de crescimento. Dos 18,6 milhões de internautas ativos contados pelo IBOPE NetRatings em novembro deste ano, apenas cerca de 9% têm banda larga. De acordo com uma previsão do site especializado Teleco, o Brasil possuía, em junho de 2004, 1,6 milhão de acessos rápidos à web. Em 2003, eram 1,2 milhão. O crescimento deve continuar este ano: só as operadoras de telefonia - que oferecem a banda larga na tecnologia ADSL - esperam 2 milhões de usuários.
Os obstáculos para o avanço da banda larga no país são o preço do serviço e o acesso da população à computadores. Apesar de o Brasil ser o principal mercado de internet rápida da América Latina, apenas 15% dos 180 milhões de brasileiros possuem um computador.