Tecnologia

Audio-Technica ATH-W5000 Raffinato

Avaliação de Airton Lopes / Até quanto você se dispõe a gastar para ouvir música com uma qualidade sonora impecável? Se 5 mil reais ficam dentro de seu limite, este fone de ouvido da japonesa Audio-Technica tem tudo para agradá-lo. O Raffinato reproduz desde os graves mais profundos, inclusive aqueles que o ser humano é […]

DR

Da Redação

Publicado em 27 de agosto de 2013 às 02h42.

logo-infolab

Avaliação de Airton Lopes / Até quanto você se dispõe a gastar para ouvir música com uma qualidade sonora impecável? Se 5 mil reais ficam dentro de seu limite, este fone de ouvido da japonesa Audio-Technica tem tudo para agradá-lo. O Raffinato reproduz desde os graves mais profundos, inclusive aqueles que o ser humano é capaz apenas de sentir, não de ouvir, até os agudos mais altos com equilíbrio, clareza e sem distorção.

Nos testes do INFOlab, realizados com arquivos de áudio de alta definição e um amplificador A1, da BeyerDynamic, o som emitido pelos drivers de 53 milímetros do Raffinato foi espetacular. Permite identificar com nitidez detalhes da música que passam despercebidos em fones comuns. Apesar de robusto, o Raffinato não causa desconforto além do normal, mesmo durante o uso prolongado. Ele não fica apoiado na cabeça pela haste, mas por suportes com almofadas que se ajustam com suavidade ao crânio e distribuem bem os 376 gramas do acessório. Como a pressão das conchas sobre as orelhas é mínima, o isolamento acústico acaba sendo bem fraco.

"O Raffinato é feito de uma madeira nobre, o ébano, material que proporciona um timbre muito bonito, definindo frequências de maneira surpreendente. Falando em frequências, sua amplitude de cobertura é bem maior do que a encontrada na maior par te dos fones profissionais. Vai de 5 Hz a 45 000 Hz, enquanto o normal é de 20 Hz a 20 000 Hz. Sua velocidade de resposta também é extraordinária. Seus falantes se movem de maneira rápida e precisa" diz João Marcello Bôscoli, 43, produtor musical e empresário.

Vídeo

http://videos.abril.com.br/info/id/4de883af533c56295debb214b05f9bef

Avaliação de Cauã Taborda / Se os comentários de João Marcello Bôscoli no vídeo não foram suficientes para transmitir a qualidade desse fone, vamos tirar quaisquer dúvidas remanescentes.

Além de sua construção primorosa, que conta inclusive com exageros típicos de grifes, como as conchas em ébano japonês e o couro de cabra espanhola nas almofadas, os drivers também oferecem qualidade a altura. A sensibilidade de 102 dB/mW e a resposta em frequência de 5 a 45 mil hz fazem até o inaudível ser percebido. Contudo, o investimento de 5 mil reais necessário para o Raffinato pode causar um sentimento de ausência de recursos.

Além da qualidade de áudio, esse fone é pobre em recursos. A falta de possibilidade de troca do cabo, faz com que a conexão a dispositivos móveis e computadores seja feita por um adaptador P10-P2. Se compararmos o Raffinato a outros modelos, como o Zik, da Parrot, recursos mais modernos como Bluetooth, sincronia por NFC e controle por gestos podem fazer do fone da Audio-Technica uma escolha não muito satisfatória.

Como o ambiente ideal desse fone é o estúdio, ou uma sala de audiófilo com o melhor equipamento de som existente, ficou de fora o cancelamento de ruído, que elimina ruídos constantes e melhora a experiência de som em escritórios, por exemplo.

Ficha técnica

Formatoover-the-ear
TipoHeadset
ConexãoP10 (cabo de 3 m)
Sensibilidade102 dB/mW
Resposta em frequência5 - 45.000 hz
Peso376 g

Avaliação técnica

PrósQualidade de áudio; acabamento;
ContrasFalta de recursos; cabo fixo nas conchas;
ConclusãoFone para estúdios ou públicos bastante específicos que buscam qualidade muito acima da média.
Média8.6
PreçoR$ 5.000

Mais de Tecnologia

Pelo fim do papelzinho: Visa quer pagamento de estacionamento direto na cancela e com cartão

Brasil Game Show 2024: em 15 anos, evento se renova e impulsiona um mercado de games mais diverso

Apple revê estratégia de lançamentos anuais e adota novo ritmo

Como o Facebook quer atrair a Geração Z para enfrentar o TikTok