Apple quer fazer iOS 9 funcionar até em versões antigas do iPhone e iPad, diz site
Ideia da empresa é lançar uma versão básica do sistema, que funcione em aparelhos como o iPhone 4S e iPad Mini
Da Redação
Publicado em 22 de maio de 2015 às 12h50.
As próximas versões do iOS e OS X irão priorizar o desempenho e estabilidade em vez de trazerem novas funcionalidades. A ideia é melhorar o funcionamento desses sistemas nos aparelhos antigos da Apple. As informações são do site 9to5Mac.
Segundo a reportagem, uma das prioridades do desenvolvimento do iOS 9 tem sido melhorar o desempenho do sistema operacional nos modelos mais velhos da Apple, incluindo o iPhone 4S e o iPad Mini, dois aparelhos que registram sérias dificuldades para rodar o iOS 8. A empresa teria até construído uma "versão básica" do iOS 9, desenvolvida especialmente para esses aparelhos mais antigos.
A medida marca uma mudança na estratégia da Apple, que geralmente deixa de oferecer suporte para seus aparelhos à medida que eles ficam defasados.
A ideia por trás dessa nova fase é simples: estimular as pessoas a comprar os aparelhos mais antigos da Apple, algo que vale principalmente para países em desenvolvimento como China e Brasil, onde a taxa de renovação dos smartphones acontece com uma velocidade menor.
Se o iOS não funciona direito no iPhone 5C, por exemplo, os usuários terão uma experiência frustrante com o aparelho, diminuindo as chances de eles comprarem um novo produto da Apple no futuro.Na mesma reportagem, o 9to5Mac fala de algumas novas funcionalidades das próximas versões do iOS e OS X. A principal novidade é voltada para a segurança. Uma função chamada "Rootless" defende o aparelho de malwares e bloqueia o acesso a regiões sensíveis do sistema operacional.
O OS X, por sua vez, receberia uma Central de Controle semelhante a do iOS, uma interface que garanta acesso rápido aos controles mais usados no sistema. O foco do novo sistema operacional para computadores também seria a estabilidade.
Os novos sistemas operacionais devem ser apresentados em 8 de junho, durante a WWDC, conferência de desenvolvedores da empresa.
Fonte: 9to5Mac