Exame Logo

Apple e Google entram em acordo na disputa por patentes

A briga nos tribunais em torno dos smartphones começou em 2010, quando a Motorola - que na época ainda não pertencia ao Google - processou a Apple

Homem usa um iPhone, da Apple: briga entre Apple e Google acabou (Brendon Thorne/Bloomberg)
DR

Da Redação

Publicado em 17 de maio de 2014 às 10h57.

San Francisco - A Apple e o Google chegaram a um acordo que acaba com vários anos de batalhas judiciais pelas patentes dos smartphones .

A briga nos tribunais começou em 2010, quando a Motorola - que na época ainda não pertencia ao Google - processou a Apple por ter supostamente violado uma de suas patentes sobre telefonia celular.

A empresa da Maça respondeu com outra ação pelo mesmo motivo contra a companhia americana de telefones celulares.

Em 2011, o Google adquiriu a Motorola, precisamente por seu interesse no grande número de patentes que a empresa possuía, e as disputas judiciais passaram a ser entre Apple e Google.

Em um comunicado entregue nesta sexta-feira a um tribunal federal de apelações em Washington, os advogados da Apple e da divisão Motorola do Google pediram que o julgamento fosse encerrado, 'sem nenhum prejuízo para as partes', uma decisão que as duas empresas estenderam para outras disputas nos EUA e na Alemanha.

Apesar de acabarem com a briga nos tribunais, as duas companhias não estabeleceram uma 'licença cruzada', o que permitiria a qualquer uma delas dispor das patentes da concorrente.

Com isso, o acordado nesta sexta-feira não garante que as duas empresas não voltarão a entrar em uma disputa pela mesma questão no futuro.

São Paulo -- Entre os apps da semana , destacamos o Adobe Voice, que permite criar ótimas apresentações em forma de vídeo rapidamente (nesta foto). Também testamos os novos apps para edição de textos e planilhas do Google, além de Perfect 365, Watch Over Me, Puzzle Alarm Clock, SoundTracking e Digg.
  • 2. Perfect 365

    2 /9(EXAME.com)

  • Veja também

    Grátis, em português, para Android e iPhone O Perfect 365 permite melhorar retratos e autorretratos aplicando maquiagem às fotos. Ele apaga manchas na pele, branqueia dentes e até emagrece o rosto, entre outras coisas. Pode-se escolher um estilo e deixar o app fazer os ajustes sozinho ou retocar as fotos manualmente. Por 2,99 dólares, destrava-se a produção de retratos em alta resolução.
  • 3. Watch Over Me

    3 /9(EXAME.com)

  • Grátis, em inglês, para Android e iPhone Watch Over Me é um app de segurança pessoal que avisa a familiares e amigos quando o usuário sofre algum tipo de violência ou acidente. Basta sacudir o smartphone para enviar um pedido de socorro e a localização via SMS, e-mail e Facebook. O app também pode monitorar a pessoa por uma período especificado, enviando um alerta se ela não confirmar que está bem. A versão gratuita tem diversas limitações. Para eliminá-las, paga-se 1,99 dólar por mês.
  • 4. Documentos e Planilhas Google

    4 /9(EXAME.com)

    Grátis, em português, para Android ( Documentos, Planilhas ) e iPhone/iPad ( Documentos, Planilhas ) Estes editores de textos e planilhas do Google eram parte do app Google Drive e exigiam acesso à internet para funcionar. Há duas semanas, o Google lançou apps específicos para eles, que têm a vantagem de funcionar offline. Como acontece na web, os apps são muito pobres em recursos. E a maneira como mostram os arquivos – uma lista sem distinção de pastas – pode ser confusa para quem tem muitos documentos no Google Drive.
  • 5. SoundTracking

    5 /9(EXAME.com)

    Grátis, em português, para Android e iPhone O SoundTracking identifica a música que está sendo tocada no ambiente ou no próprio smartphone (como o popular Shazam ). Mas sua ênfase está nas funções de rede social. O app incentiva o usuário a compartilhar o que está ouvindo com os amigos e a conhecer as músicas que eles escutam. Quem tem uma conta paga do Rdio ou do Spotify também pode usar o SoundTracking para ouvir música.
  • 6. Adobe Voice

    6 /9(EXAME.com)

    Grátis, em inglês, para iPad O Adobe Voice permite criar vídeos animados que combinam imagens, músicas, narrações faladas e efeitos. Para isso, o usuário conta sua história falando e escolhe elementos para ilustrá-la. O app funciona bem, é prático e fácil de usar. A única reclamação é que ele não permite gravar os vídeos no próprio iPad. É preciso transferi-lo para os servidores da Adobe para compartilhá-lo.
  • 7. Puzzle Alarm Clock

    7 /9(EXAME.com)

    Grátis, em português, para Android O Puzzle Alarm Clock é um despertador à prova de dorminhocos. O alarme não desliga até que o usuário cumpra alguns quebra-cabeças. Isso garante que a pessoa já esteja acordada e em certo nível de alerta. São várias tarefas para acordar. Contas de matemática e uma espécie de jogo da memória são algumas delas.
  • 8. Digg

    8 /9(EXAME.com)

    Grátis, em português, para Android e iPhone O site de notícias Digg mudou bastante nos últimos tempos. O ambiente 100% nerd do passado deu lugar a um estilo mais equilibrado. Mas o tema tecnologia continua predominando lá. Como antes, recebem destaque as notícias que os usuários mais curtem (tocando no ícone Digg). Esse conteúdo é em inglês e dirigido ao público americano, apesar de o app estar disponível em português. O app ainda permite receber notícias de canais RSS configurados pelo usuário (mas, para isso, preferimos o Feedly ).
  • 9. Agora veja apps para comprar, divertir-se, abastecer o carro, ver vídeos de shows, relaxar, comunicar-se e fazer anotações:

    9 /9(Reprodução)

  • 'Apple e Google concordaram em trabalhar conjuntamente em algumas áreas para uma reforma de patentes. O acordo não inclui uma licença cruzada', afirmaram as companhias.

    No caso concreto da Motorola, a companhia adquirida pelo Google acusava a Apple de infringir, entre outras, suas patentes sobre redes de conexão 3G, enquanto a empresa da Maçã sustentava que a Motorola tinha copiado características próprias do iPhone.

    No início deste ano, o Google anunciou sua intenção de vender a unidade de telefones celulares da Motorola para o grupo chinês Lenovo, mas mantendo a propriedade sobre as patentes da Motorola.

    O acordo entre Apple e Google acontece duas semanas depois que uma tribunal federal de San José, no estado americano da Califórnia, opinou que a Samsung infringiu várias patentes do iPhone com seus telefones celulares e obrigaram a empresa sul-coreana a indenizar a companhia americana no valor de US$ 119,6 milhões, em mais uma das grandes disputas judiciais pelas patentes da telefonia celular.

    Acompanhe tudo sobre:AppleEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleIndústria eletroeletrônicaSmartphonesTecnologia da informação

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Tecnologia

    Mais na Exame