Tecnologia

Aplicativo permite controlar Google Glass com a mente

O app criado por uma empresa britânica tem código-aberto e está no GitHub

MindRDR (Divulgação)

MindRDR (Divulgação)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 10 de julho de 2014 às 09h20.

Um novo aplicativo permite controlar os óculos inteligentes Google Glass com a mente. A empresa britânica This Place lançou nesta semana a aplicação de código-aberto MindRDR que, aliada ao headset da EEG chamado de Neurosky, analisa as ondas cerebrais do usuário e as transmite para o Google Glass. Com isso, é possível, por exemplo, tirar uma foto com o poder do pensamento e compartilhá-la no Facebook ou no Twitter.

O MindRDR é o responsável por traduzir as ondas cerebrais do usuário, quando ele estiver concentrado, para comandos executáveis e os envia por conexão Bluetooth ao Glass. Toda a análise fica por conta do biosensor Neurosky, lançado em 2012.

Ao oferecer o aplicativo de código-aberto no GitHub, a This Place espera que desenvolvedores possam criar projetos mais avançados com o MindRDR.

Além de dar uma nova funcionalidade ao Google Glass, a expectativa dos criadores do aplicativo é que ele ajudar pessoas que estão paralisadas ou que sofrem da síndrome de encarceramento (LIS), situação em que a pessoa está consciente, porém, não pode se mover ou se comunicar.

Veja 11 imagens do Google Glass desmontado

              Clique para abrir o link no navegador
Embed da galeria:
Clique para abrir o link no navegador             

Acompanhe tudo sobre:Computação vestívelEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleGoogle GlassINFOTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

NIO lança estação que realiza troca de bateria em apenas 3 minutos

Aeroportos registram queda no extravio de bagagens após implementação de novas tecnologias

Volta do presencial prejudica profissionais de tecnologia do Norte e Nordeste

IBM Consulting troca gerente geral para renovar foco em projetos de inteligência artificial

Mais na Exame