Telecom Italia (Flickr.com/forumpa)
Da Redação
Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h27.
Milão - As ações da Telecom Italia recuavam com força nesta quarta-feira depois de uma notícia publicada pela imprensa de que a companhia endividada está considerando um aumento de capital.
Em resposta à notícia publicada sem fontes pelo jornal Il Messaggero, a Telecom Italia afirmou que a questão de aumento de capital não está na agenda de sua reunião de conselho marcada para quinta-feira.
O comunicado da companhia, no entanto, não surtiu efeito sobre as ações, que às 7h53 (horário de Brasília) tinham queda de 4,88 por cento.
As margens da Telecom Italia tem sido erodidas por competição intensa e profunda recessão na Itália, tornando mais difícil para a companhia reduzir dívida líquida de mais de 28 bilhões de euros (37 bilhões de dólares).
Depois do colapso de negociações sobre uma aliança com a Hutchison-Whampoa e com o empresário egípcio Naguib Sawiris mais cedo neste ano, a Telecom Italia precisa encontrar fontes de recursos para reduzir endividamento e financiar investimentos.
Analistas tem afirmado que um pedido de aumento de capital ou uma possível venda da unidade brasileira TIM Participações podem ser opções para o grupo italiano, bem como uma venda de participação na rede fixa de telefonia da empresa na Itália.
A associação de investidores Asati, afirmou na quarta-fe3ira que pediu ao conselho da Telecom Italia para decidir sobre a apresentação de medidas de reforço de capital a acionistas até o final de dezembro.
Os principais acionistas, Telefónica e as instituições financeiras italianas Generali, Mediobanca e Intesa Sanpaolo, estão decepcionados com o investimento feito na Telecom Italia, cujo valor de mercado caiu quatro vezes desde que assumiram o controle cinco anos atrás.
(Por Danilo Masoni e Stephen Jewkes)