Exame Logo

10 mentiras divulgadas nas redes sociais durante as manifestações

Ferramenta essencial para a divulgação dos protestos que tomaram o Brasil, as redes sociais também foram palco de alguns boatos criados pelos usuários: fotos, textos...

Celebridades internacionais protestam (Reprodução)
DR

Da Redação

Publicado em 28 de junho de 2013 às 12h41.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 17h04.

Logo após os episódios de violência policial registrados na cidade de São Paulo, no dia 13 de junho, os protestos ganharam repercussão nacional. Nas redes sociais, foram criadas montagens em que artistas internacionais "se engajavam" à causa do Brasil, como Christina Aguilera e Britney Spears.
  • 2. Britney Spears

    2 /11(Reprodução)

  • Veja também

    No Facebook, a imagem da cantora americana segurando um cartaz com a frase "it´s not 20 cents" ("não são 20 centavos") foi rapidamente compartilhada pelos usuários. A foto em questão, no entanto, era uma montagem.
  • 3. Katy Perry

    3 /11(Reprodução)

  • A queridinha da música pop também "apoiou" a causa brasileira com a hashtag #changebrazil, um dos trending topics do Twitter durante o dia 17 de junho.
  • 4. Beyoncé

    4 /11(Reprodução)

    A cantora americana Beyoncé Knowles também foi alvo de montagens na internet, com uma imagem em que a artista veste uma camiseta com a frase "it´s not about 20 cents" ("não são pelos 20 centavos").
  • 5. Avril Lavigne

    5 /11(Reprodução)

    Apesar de estar afastada das paradas de sucesso, a roqueira canadense Avril Lavigne foi outra artista que foi alvo de uma montagem divulgada nas redes sociais.
  • 6. Mark Zuckerberg

    6 /11(Reprodução)

    Mark Zuckerberg, criador e CEO do Facebook, se tornou um "ativista" em apoio às manifestações brasileiras. Na montagem, ele aparece com uma folha de papel com a hashtag #changebrazil.
  • 7. Michelle Obama

    7 /11(Reprodução)

    Até mesmo a primeira-dama dos Estados Unidos foi alvo de uma montagem. Na imagem, a esposa de Barack Obama exibe uma folha de papel com a hashtag #changebrazil.
  • 8. Palmirinha Onofre

    8 /11(Reprodução)

    Até Palmirinha Onofre, carismática apresentadora de TV, foi alvo de montagens produzidas pelos internautas. Em entrevista à coluna Terraço Paulistano, da Veja São Paulo, ela afirmou que a imagem é falsa. Mesmo assim, a culinarista disse que apoia os jovens nos protestos.
  • 9. Jô Soares

    9 /11(Reprodução)

    Uma página no Facebook criada com o nome do apresentador da Rede Globo publicou um texto amplamente compartilhado pelos usuários. No texto, o autor diz para os manifestantes irem às ruas com a bandeira do Brasil para "proteção" contra excessos cometidos pela polícia. Em nota oficial, a Globo afirmou que o perfil é falso.
  • 10. As 5 causas do Anonymous

    10 /11(Reprodução)

    Com aproximadamente 1,7 milhão de visualizações, um vídeo divulgado em nome do Anonymous, grupo de ativistas online, apresenta "cinco causas" para as manifestações no Brasil. A publicação, no entanto, não foi confirmada pelos ativistas, que mantêm sua identidade secreta.
  • 11. Veja também:

    11 /11(Pedro Chavedar)

  • Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookINFOInternetRedes sociaisTwitter

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Tecnologia

    Mais na Exame