Um conteúdo Crédito Para.VC

Como acionar o seu seguro?

Aprenda o que fazer em caso de emergência
 (Pixabay/Fotos Públicas)
(Pixabay/Fotos Públicas)
D
Decode

Publicado em 23/03/2021 às 10:48.

Última atualização em 19/04/2021 às 18:10.

Normalmente, a tendência do ser humano é a de se apavorar em momentos emergenciais, seja no roubo de seu automóvel, em um acidente, no diagnóstico de uma doença grave, na morte de um ente querido ou qualquer outra ocorrência. 

A primeira atitude a ser tomada sempre deve ser a de se acalmar, por mais difícil que seja a situação. Depois, buscar ajuda. 

Se você ou a pessoa envolvida no ocorrido possui um seguro (automotivo, de vida, residencial ou outro), a seguradora pode ser acionada para auxiliar na resolução do problema.  

Quando devo acionar o Seguro? 

Há casos em que não vale a pena, ou nem é necessário, o acionamento de seu seguro. Depende do nível de gravidade da ocorrência. Por exemplo: em um acidente de carro, avalie se os estragos são pequenos ou grandes, pois todo seguro automotivo tem uma franquia a ser paga pelo segurado quando este solicita a abertura de um sinistro. Se os danos são pequenos e podem ser reparados com um valor abaixo da franquia, não compensa acionar o seguro. 

Sendo assim, avalie a situação antes de tomar qualquer atitude. Caso não saiba o que fazer, você pode ligar para a seguradora e pedir que o oriente sobre como acionar o seguro ou que o ajude com a melhor solução, que pode ser a abertura do sinistro ou uma simples assistência, como a indicação de uma oficina de reparos para seu carro, por exemplo. 

Como acionar o Seguro? 

Quando existe perda, dano ao patrimônio ou à vida do segurado, podem ser solicitadas as indenizações cobertas pela apólice contratada. Se houver necessidade real de fazer o acionamento, os passos, em geral, são simples. 

  • Entre em contato com a seguradora; 
  • Informe seus dados ou os dados do segurado (CPF, RG, número da apólice ou outros); 
  • Informe o número de seu telefone; 
  • Descreva a ocorrência e, dependendo do sinistro e do tipo de seguro, o atendente identifica quais são as coberturas e procede com o atendimento a sua solicitação.

Lembre-se: cada modalidade de seguro, possui coberturas básicas e opcionais. Por isto, a indenização ou a disponibilização dos benefícios passam por uma análise por parte da seguradora antes de ser liberado. 

Quer saber tudo sobre crédito? Acesse já o nosso portal creditopara.vc e fique por dentro!