Revista Exame

Além do 5G: TIM aposta em agronegócio, carros conectados e saúde

Líder no 5G, a TIM tem 6.400 antenas no Brasil e investe para crescer na indústria 2.0

Alberto Griselli, CEO da TIM Brasil: margem Ebitda chegou a patamares recordes  (Germano Lüders/Exame)

Alberto Griselli, CEO da TIM Brasil: margem Ebitda chegou a patamares recordes (Germano Lüders/Exame)

Luiza Vilela
Luiza Vilela

Repórter de POP e Redatora da Homepage

Publicado em 14 de setembro de 2023 às 06h00.

Última atualização em 14 de setembro de 2023 às 06h54.

Em um mercado competitivo como o de telecomunicações, liderado por três gigantes, a TIM se sobressai quando o assunto é tecnologia e internet móvel. Líder no 5G, com cobertura em mais de 100 cidades e mais de 6.400 antenas instaladas, é a única companhia presente nos 5.570 municípios brasileiros.

Em 2022, a TIM reportou faturamento de 21,5 bilhões de reais, 19% mais do que em 2021. A qualidade do resultado também é destaque: a margem Ebitda no segundo trimestre de 2023 chegou ao patamar recorde de 49,75%.

O que explica o crescimento da TIM?

O que explica o crescimento da TIM é a abertura para parcerias em novos e promissores segmentos. “Já temos um posicionamento consolidado em agronegócio, tecnologia, logística e carros conectados, mas temos apetite para ir além. A saúde, a indústria 2.0 e a mineração estão no nosso radar agora”, diz Alberto Mario Griselli, CEO da TIM Brasil.

Só em 2022, a empresa fechou contratos B2C com a Amazon, a Apple e o Grupo Cartão de Todos. No mercado B2B, as maiores parcerias estão relacionadas ao agronegócio e à logística.

“Em agro fomos escolhidos por quase todos os principais players do setor, entre eles a São Martinho, com a qual temos um ramo de inovação de 5G”, complementa o CEO.

Em logística, Griselli ressalta a parceria com a EcoRodovias, que cobre 850 quilômetros com o sinal de 4G. CCR e Engie também são parceiras em soluções de conexão. “São empresas líderes e sofisticadas que escolhem a TIM Brasil para digitalizar parte ou algum elemento das próprias operações”, completa.


(Publicidade/Exame)

Acompanhe tudo sobre:MM2023TIM

Mais de Revista Exame

Nove itens essenciais para equipar a sua adega

De Ferraz de Vasconcelos a Seattle

Vira-latismo

Venda de vinhos premium no Brasil escapa de crises e deve crescer

Mais na Exame