Revista Exame

MM 2023: a Compass quer levar as boas práticas da Comgás para outros cantos do Brasil

Fundada há três anos dentro do conglomerado Cosan para agregar a distribuidora Comgás, de São Paulo, e novas frentes de negócios no setor, a Compass passou por uma expansão geográfica significativa no ano passado

Nelson Gomes, CEO da Compass: oportunidades ao ampliar pelo país inovações da Comgás (Leandro Fonseca/Exame)

Nelson Gomes, CEO da Compass: oportunidades ao ampliar pelo país inovações da Comgás (Leandro Fonseca/Exame)

Leo Branco
Leo Branco

Editor de Negócios e Carreira

Publicado em 14 de setembro de 2023 às 06h00.

Última atualização em 14 de setembro de 2023 às 06h33.

A Compass, empresa com atuação em diversas pontas da cadeia do gás no Brasil, teve receita de 4,8 bilhões de ­reais em 2022, alta de 14% em 12 meses.

Fundada há três anos dentro do conglomerado Cosan para agregar a distribuidora Comgás, de São Paulo, e novas frentes de negócios no setor, a Compass passou por uma expansão geográfica significativa no ano passado.

Como foi 2022 para a Compass

Em janeiro, a empresa assumiu o controle da Sulgás, distribuidora do Rio Grande do Sul vendida pelo governo gaúcho em outubro de 2021.

Em julho de 2022, a companhia desembolsou 2 bilhões de reais para assumir 51% do capital da Gaspetro, empresa da Petrobras para administrar participações em 18 distribuidoras regionais.

“O Brasil inteiro tem muitas oportunidades para o gás encanado”, diz Nelson Gomes, CEO da Compass. “Nosso plano, agora, é replicar nos estados do centro-sul boas práticas de gestão obtidos na Comgás.”

Por que a Comgás é referência

A Comgás, operadora com atuação em boa parte do solo paulista, é um exemplo de eficiência.

O investimento em inovação permitiu ganhos aos clientes de sempre e aos novos. Uma técnica construtiva pouco invasiva mudou o jeito de expandir a rede, por exemplo.

Hoje, técnicos cavam furos apenas no ponto de partida e no destino da nova rede. Robôs cavam o restante por baixo da terra e, assim, evitam a buraqueira em ruas e calçadas.

O sistema ajudou a Comgás a elevar em 60% o número de clientes ligados à rede da companhia por ano. No ano passado, foram 164.000 novos consumidores.  


(Publicidade/Exame)

Acompanhe tudo sobre:MM2023

Mais de Revista Exame

Nove itens essenciais para equipar a sua adega

De Ferraz de Vasconcelos a Seattle

Vira-latismo

Venda de vinhos premium no Brasil escapa de crises e deve crescer

Mais na Exame