Revista Exame

Agora, na Starbucks, o vilão é o copo

Para salvar a reputação do maior ícone de sua marca, a rede de cafeterias Starbucks lança um plano para reciclar 100% de seus copos nos Estados Unidos até 2015

Loja da Starbucks: parceria com empresas e campanhas para incentivar os clientes a usar as próprias canecas (Germano Lüders/EXAME.com)

Loja da Starbucks: parceria com empresas e campanhas para incentivar os clientes a usar as próprias canecas (Germano Lüders/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de fevereiro de 2011 às 11h39.

Dez entre dez empresas ambicionam criar ícones que tornem sua marca imediatamente reconhecível a distância. É o caso da estrela de três pontas dos carros da Mercedes ou a estampa com a sigla LV nas bolsas da marca de luxo Louis Vuitton. No caso da americana Starbucks, nada pode ser mais inconfundível do que seus copos descartáveis com o logotipo redondo no centro. Mas nos últimos tempos o ícone da maior rede de cafeterias do planeta se tornou seu maior vilão. Para uma empresa cujo lema é “Help us to help the planet” (“Nos ajudem a ajudar o planeta”), a pressão para reduzir o impacto ambiental de mais de 3 bilhões de copos de papel vendidos todos os anos era inevitável. Era a reputação da Starbucks que estava em jogo. E quem surgiu para tentar salvá-la foi Howard Schultz, o fundador, em pessoa. Em outubro de 2008, numa reunião anual da empresa, em Nova Orleans, Schultz conclamou os 10 000 funcionários a cumprir uma meta radical: reciclar todos os copos vendidos pela rede nos Estados Unidos até 2012. A plateia — que incluía o astro do rock Bono Vox, do U2, presente para anunciar a participação da Starbucks numa campanha global de combate à Aids — aplaudiu de pé.

Acesse o melhor conteúdo do seu dia, o único que você precisa.

  • Acesso ilimitado ao conteúdo exame.com
  • Acesso à revista EXAME no formato digital
  • Revista Impressa
  • Reportagens Especiais
Acompanhe tudo sobre:AlimentaçãoBebidasCafeteriasEdição 0981EmpresasEmpresas americanasFast foodPegadas ecológicasReciclagemStarbucks

Mais de Revista Exame

Oásis perene: como a dona da Riachuelo apoia oficinas de costura no sertão do RN

Instituto cultural de Porto Alegre atingido pela enchente prepara expansão e projeto de prevenção

Formas e funções: indicamos cinco gadgets para os seus momentos de lazer

Sem mau tempo: bar icônico de Porto Alegre retoma após enchente sem perder o bom-humor