Acompanhe:

Nicolas Puech, herdeiro da empresa de moda Hermès fundada em 1837, anunciou que quer adotar o seu jardineiro para se tornar o herdeiro da sua fortuna, estimada em aproximadamente R$ 56 bilhões. A informações são do jornal O Globo.

De acordo com o portal, Nicolas Puech tem 80 anos e é descendente de quinta geração e primeiro acionista da empresa. O empresário é solteiro e não tem filhos, portanto não teria nenhum familiar para deixar a sua herança.

Puech se aposentou do conselho de administração da lendária marca de moda em 2014, mas ainda mantém 5,7% das ações da empresa.

A Hermès foi funda empresário francês Thierry Hermès. Hoje a empresa fatura 11,6 mil milhões de euros anualmente e vale 202 mil milhões de euros na bolsa de valores.

Quem é o possível herdeiro de Puech?

A intenção de Puech é que toda sua fortuna passe para as mãos de seu “ex-jardineiro e faz-tudo”, cuja identidade é desconhecida, mas sabe-se que se trata de um homem de 51 anos “de uma modesta família marroquina”, segundo o Tribune de Genève.

Os meios de comunicação suíços revelaram no dia 1º de dezembro que, dada a sua idade avançada e falta de descendência, o magnata enviou uma carta ao seu advogado em outubro de 2022 para colocar em ordem a sua situação hereditária. Nela, pediu a realização de uma adoção para dar sua fortuna ao jardineiro, que é casado com uma espanhola e pai de dois filhos. “Na Suíça, adotar um adulto não é impossível, mas é incomum”, alertou o Tribune de Genéve . O procedimento, segundo informações, ainda está em andamento, mas se for bem-sucedido o beneficiário poderá herdar “pelo menos metade” de sua fortuna.

Mesmo assim, a adoção não é o principal obstáculo aos desejos de Puech. Aparentemente, ele próprio assinou um pacto de sucessão em 2011 com a Fundação Isócrates, com sede em Genebra, para lhes doar a sua fortuna após a sua morte. No entanto, em uma nota manuscrita datada de fevereiro de 2023, consultada pelo jornal suíço, o bilionário fez uma “mudança de rumo” e explicou que “pretende fazer outros arranjos testamentários”, sem especificar as causas da mudança de opinião.

Quando a AFP entrou em contato com a fundação, dedicada à proteção e promoção do debate público através de projetos de combate à desinformação, eles disseram ter acabado de tomar conhecimento do desejo do seu até recentemente presidente de anular o acordo de sucessão, mas desconhecia qualquer acordo alternativo. Ao tomar conhecimento dos novos planos do herdeiro Hermès, o secretário-geral da fundação, Nicolas Borsinger, comentou em entrevista à mídia suíça que era uma “anulação repentina e unilateral de um pacto de sucessão, realizada graças a um ato que deve ser considerado nulo.” A fundação lamenta que “as suas atividades de utilidade pública” estejam “ameaçadas na sua sustentabilidade” por circunstâncias “que estão completamente fora do seu controle”.

Enquanto isso, o jardineiro de Puech permanece calado, no anonimato e cada vez mais perto de se tornar multimilionário. Segundo números publicados pelo jornal italiano Corriere della Sera , conseguirá arrecadar cerca de 40 milhões de euros por ano só em dividendos.

Créditos

Últimas Notícias

Ver mais
Ivete Sangalo recebe alta médica após ser internada
Pop

Ivete Sangalo recebe alta médica após ser internada

Há 4 horas

Quem ganhou o Poder Coringa? Leidy Elin garante 'poder da palavra'; entenda o que é
Pop

Quem ganhou o Poder Coringa? Leidy Elin garante 'poder da palavra'; entenda o que é

Há 8 horas

Quem ganhou a Prova do Anjo? Michel vence de novo e está imune
Pop

Quem ganhou a Prova do Anjo? Michel vence de novo e está imune

Há 8 horas

Que horas começa o BBB 24 hoje? Veja o horário deste sábado, 24
Pop

Que horas começa o BBB 24 hoje? Veja o horário deste sábado, 24

Há 9 horas

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais