Pop
Acompanhe:

Carnaval 2023: tudo que você precisa saber sobre a maior festa do Brasil

A festa é tradicionalmente ligada ao catolicismo, uma vez que sua celebração antecede a Quaresma

 (Fernando Maia/Riotur/Divulgação)

(Fernando Maia/Riotur/Divulgação)

A
Antonio Souza

Publicado em 5 de janeiro de 2023, 15h15.

Última atualização em 19 de janeiro de 2023, 17h55.

O Carnaval é uma das festas mais populares no Brasil. Todo ano, em diversos locais do país, as atrações arrastam multidões. A festa é tradicionalmente ligada ao catolicismo, uma vez que sua celebração antecede a Quaresma.

No Nordeste, existem os famosos trios elétricos, além do Frevo que são bem tradicionais. No eixo Centro-sul, os desfiles das escolas de samba no Rio e em São Paulo, além dos blocos de rua, são bem consumidos pelos brasileiros.

Qual é a origem do Carnaval?

Alguns estudiosos acreditam que o Carnaval é uma festa cristã, pois ela antecede o jejum quaresmal, período de 40 dias antes da páscoa. Na Itália, existia a Saturnália e a Lupercália, festas tradicionalmente pagãs na qual a primeira era celebrada em dezembro e a segunda em fevereiro. Essas celebrações duravam dias com comidas, bebidas e danças.

No Brasil, as festas de Carnaval começaram no período colonial. As primeiras celebrações que ocorreram nessa época foi o entrudo, brincadeira de origem portuguesa praticada pelos escravos. Após esse período, já por volta da década de 20, surgiram as escolas de samba nos morros cariocas e paulistas.

No nordeste, os Afoxés, frevos e maracatus, surgiram na virada no século XIX para o XX. Essas festas tinham o objetivo de relembrar as tradições culturais africanas.

O que significa a palavra Carnaval?

A palavra Carnaval é originária do latim, "carnis levale", cujo significado é “retirar a carne”. Esse termo está relacionado ao jejum da Quaresma, período de 40 dias que antecede a páscoa.

Quando começa o Carnaval esse ano?

Em 2023, o Carnaval começará a partir de 18 de fevereiro, sábado.

Carnaval é feriado ou ponto facultativo?

O Carnaval é considerado ponto facultativo, de acordo com Portaria do Primeiro-Secretário nº 29 do Senado.

Quantos dias de folga são no Carnaval?

Tradicionalmente, além do fim de semana, as folgas ocorrem segunda e terça-feira, totalizando quatro dias com sábado e domingo.

Quais blocos de rua saem em SP?

A prefeitura de São Paulo divulgou a lista de blocos que terão permissão para desfilar no Carnaval da cidade. São, até o momento, 507 cordões confirmados.

Quais blocos de rua saem no Rio?

Até o momento não estão definidos os blocos de rua do Rio de Janeiro, mas você pode acompanhar pelo site aqueles que confirmarem.

Quando são os desfiles das escolas de samba em São Paulo?

Os desfiles de São Paulo ocorrerão nos dias 17 e 18 de fevereiro (sexta e sábado).

Desfilam na sexta-feira: Independente Tricolor, Acadêmicos do Tatuapé, Barroca Zona Sul, Unidos da Vila Maria, Rosas de Ouro, Tom Maior e Gaviões da Fiel.

Desfilam no sábado: Estrela do Terceiro Milênio, Acadêmicos do Tucuruvi, Mancha Verde, Império da Casa Verde, Mocidade Alegre, Águia de Ouro, Dragões da Real.

Quando são os desfiles das escolas de samba no Rio de Janeiro?

Os desfiles de São Paulo ocorrerão nos dias 19 e 20 de fevereiro (domingo e segunda).

Desfilam no domingo: Império Serrano, Grande Rio, Mocidade, Unidos da Tijuca, Salgueiro e Mangueira.

Desfilam na segunda-feira: Paraíso do Tuiuti, Portela, Vila Isabel, Imperatriz, Beija-Flor e Viradouro.

LEIA TAMBÉM: