Pop

9 de julho: Entenda a origem e significado do feriado da Revolução Constitucionalista

Saiba mais sobre a luta armada liderada pelos paulistas contra Getúlio Vargas e o papel do feriado de 9 de julho

A data é considerada por alguns historiadores como uma forma de resgatar o orgulho paulista entre a população (Reprodução/Getty Images)

A data é considerada por alguns historiadores como uma forma de resgatar o orgulho paulista entre a população (Reprodução/Getty Images)

Antonio Souza
Antonio Souza

Repórter da Home e Esportes

Publicado em 9 de julho de 2023 às 00h03.

No próximo sábado, dia 9 de julho, o estado de São Paulo celebra a Revolução Constitucionalista, um movimento de grande importância organizado pelo Partido Republicano Paulista (PRP) e apoiado pelo Partido Democrático (PD) em oposição ao presidente Getúlio Vargas.

Foi somente em 1997 que o dia 9 de julho se tornou feriado, após a aprovação do Projeto de Lei nº 710/1995 pelo deputado estadual Guilherme Gianetti, na Assembleia Legislativa. A data é considerada por alguns historiadores como uma forma de resgatar o orgulho paulista entre a população.

Mas qual é a origem desse feriado?

A Revolução Constitucionalista teve lugar em 1932 e contou com o apoio dos estados de Mato Grosso e Rio Grande do Sul, que também se sentiam incomodados com o autoritarismo de Getúlio Vargas. Os líderes de São Paulo sentiam que não tinham voz na escolha de seus representantes, o que acabou gerando uma forte mobilização.

No dia 9 de julho de 1932, as tropas paulistas iniciaram uma luta armada sob o comando do general Isidoro Dias Lopes. Os revolucionários lançaram uma intensa campanha publicitária, buscando o apoio da população para alcançar o sucesso no conflito. Jovens foram convocados para lutar nos campos de batalha, enquanto os industriais suspenderam suas produções e passaram a fabricar armamentos para o confronto.

Dia 9 de julho é feriado nacional?

É importante ressaltar que o feriado de 9 de julho é exclusivo do estado de São Paulo e não é comemorado em nível nacional. Além disso, ele é considerado um feriado e não um ponto facultativo, de acordo com a legislação vigente.

Acompanhe tudo sobre:Data PopularFeriados

Mais de Pop

Dinamarca proíbe macarrão instantâneo 'super' apimentado; produto é vendido no Brasil

Após serviço militar, qual o futuro do cantor do BTS?

O que é dorama? Conheça 10 produções para assistir online

Herdeira 'deserdada': Paris Hilton usou sobrenome e 'mergulhou' na fama ao construir próprio império

Mais na Exame