PME

Vale mais a pena alugar ou comprar a sede da sua empresa?

Aluguel garante flexibilidade para o crescimento do negócio, mas a compra pode ser um bom investimento, diz consultor

Escritório virtual (Divulgação)

Escritório virtual (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de dezembro de 2010 às 10h52.

Na hora de escolher a sede da minha empresa, é melhor optar pelo aluguel ou pela compra?
Respondido por Márcio Iavelberg, especialista em finanças

Nos últimos cinco ou seis anos o valor dos imóveis subiu bastante, proporcionando, muitas vezes, uma valorização ainda maior do que alguns fundos de investimento. Portanto, muitas empresas que tinham imóvel próprio acabaram se beneficiando como investimento. Ainda não se sabe se esse crescimento nos preços continua e qual o ponto máximo que pode atingir.

Por outro lado, os aluguéis também acompanharam a crescente demanda por conta de uma economia mais estabilizada e geradora de oportunidades como a brasileira tem se mostrado. Com isso, os preços acabam ficando mais altos do que qualquer aplicação conservadora, que rende cerca de 0,70% ao mês.

Por exemplo, no caso de um imóvel de 200 mil reais que tem o seu aluguel mensal em torno de 3 mil reais, o valor do aluguel representa 1,5% do valor do imóvel. Nesse caso se uma pessoa tivesse os 200 mil reais aplicados no banco, conseguiria, no máximo, 1,4 mil de juros. Por essa conta, valeria mais a pena comprar o imóvel. O ganho é maior com o dinheiro aplicado na compra do imóvel do que parado no banco.

Contudo, é importante observar mais um ponto. Quando falamos anteriormente da economia crescente, não podemos deixar de salientar que muitas empresas crescem rapidamente, o que pode ocasionar uma necessidade de ocupar um lugar maior. Ou numa crise, como a de 2009, muitas empresas tiveram que sair para um lugar menor. O aluguel possibilita essa flexibilidade.

 


Márcio Iavelberg é sócio da Blue Numbers Consultoria Empresarial, especializada em PMEs. É administrador, com MBA em Finanças e especialização em Direito Tributário.


Envie suas dúvidas sobre finanças para examecanalpme@abril.com.br.

 

Acompanhe tudo sobre:dicas-de-financas-de-pmedicas-para-seu-negocioEscritóriosPequenas empresasSedes de empresas

Mais de PME

Mais na Exame