PME

Site OQVestir, de moda, fatura 7 vezes mais depois de aporte

A empresa tem hoje 70 marcas parceiras, como Gloria Coelho e Reinaldo Lourenço, e recebeu investimento da Tiger Global

Sócias da e-commerce OQVestir: Rosana Sperandéo, Mariana Medeiros e Isabel Humberg (Divulgação)

Sócias da e-commerce OQVestir: Rosana Sperandéo, Mariana Medeiros e Isabel Humberg (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de janeiro de 2012 às 06h46.

São Paulo - Da percepção de um espaço no mercado de moda pela internet ao sucesso de um site de vendas. Esse foi o caminho percorrido pelo e-commerce OQVestir, site de moda que além de vender presta consultoria do assunto por meio de um chat online e de um blog atualizado diariamente com tendências e novidades. A página tem vitrines divididas por temas para facilitar a navegação.

O projeto veio da cabeça de uma advogada. Mariana Medeiros estava em repouso por conta de problemas com a segunda gravidez quando teve a ideia. “Como não era da área de tecnologia nem moda, comecei a pesquisar e estudar muito sobre esse mercado e percebi essa oportunidade no segmento do e-commerce que estava começando a crescer”. Após conversas com especialistas, ela convidou a amiga Rosana Sperandéo, ex-editora de moda, para integrar a equipe. Pouco tempo depois, a também advogada Isabel Humberg completou a sociedade.

A partir da ideia de montar o site, foram necessários 5 meses para acertar o detalhes e colocá-los em prática, em 2009. Com alvo nas classes A e B, o site oferece produtos de lojas de grife. Apesar disso, há uma área de outlet, em que são vendidas peças com até 80% de desconto.

OQVestir tem parceria com 70 marcas como SuperSuiteSeventySeven, Gloria Coelho, Reinaldo Lourenço e Jo de Mer, mas há previsão de aumentar esse número. “São parcerias estratégicas com as marcas com peças ou coleções exclusivas para OQVestir, ou ainda venda online exclusiva para o site”, destaca Isabel, Diretora Comercial da OQVestir.

Financeiro
Apesar de terem identificado no mercado a ausência de um site como o que pretendiam colocar no ar, a sócias não conseguiram investimentos externos no início. “O projeto começou com pequenos investimentos feitos por nós mesmas. Em uma segunda fase, levantamos um capital mais expressivo com um investidor anjo e por fim recebemos um aporte do Tiger Global. Hoje, o investimento já está na casa de dezenas de milhões de dólares”, destaca Mariana Medeiros, CEO da OQVestir. Hoje, uma equipe de, aproximadamente 100 pessoas trabalha no negócio.


A parceria com a Tiger Global veio após um ano de trabalho com foco em detalhes, como a apresentação do site, a escolha das peças, a logística interna e a entrega das mercadorias. “Em outubro de 2010, fomos procurados pela Tiger. Fizemos uma rápida apresentação dos resultados da OQVestir até aquele momento, onde queríamos chegar e quais eram os planos para atingir as metas. Depois de uma rápida conversa, fechamos contrato”, conta Medeiros.

O fundo de investimentos fez com que o faturamento da empresa saltasse 1000% ao fim de dois anos -- eles não divulgam detalhes dos ganhos por questões contratuais com os investidores. “A entrada da Tiger no início de 2011 impulsionou muito os negócios e fizemos investimentos em infra-estrutura, comercial, marketing entre outras ações. De 2010 para 2011 tivemos um faturamento sete vezes maior”, afirma Isabel Humberg. Os acessos ao site também aumentaram. O salto foi de 500 mil em dezembro de 2009 para 3,5 milhões no mesmo período de 2011.

Futuro
Apesar dos números expressivos, as sócias não pretendem parar e sonham alto. Segundo a diretora comercial da OQVestir, Isabel Humberg, a expectativa é que o faturamento aumente entre três e quatro vezes este ano. “Estamos em um segmento que tem crescido muito e está ocupando posições cada vez melhores no ranking de produtos mais vendidos pela internet. Ainda temos muito a conquistar e queremos nos firmar como o melhor e maior e-commerce de moda feminina da América Latina em um período de 5 anos", diz Isabel.

Além de investir na qualidade do site, Mariana, Rosana e Isabel montaram um time de especialistas para montar os looks disponíveis para compra. “A escolha dos produtos é feita por profissionais que entendem de moda e selecionam peças com conceito fashion, mas que são facilmente aplicadas no dia-a-dia”, ressalta Isabel. Também no blog OQVestir recebe apoio de gente especializada. São blogueiras famosas no segmento de moda e convidadas que contribuem com o site.

Uma grande preocupação, de acordo com Isabel, é otimizar o tempo dos consumidores. “Temos serviços de entrega expressa, o que facilita e muito a vida de mulheres que não tem tempo para sair do trabalho ou, pela correria, acabaram esquecendo de comprar uma peça para aquela ocasião especial. Se optar por esse serviço e a compra for confirmada até as 12h, entregamos no mesmo dia.”

Acompanhe tudo sobre:BlogsEmpreendedoresEmpreendedorismoInternetModaPequenas empresasRoupasSites

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar

Mais na Exame