Shopping das Franquias oferece consórcio para aquisição de lojas

Objetivo é oferecer uma alternativa às altas taxas de juros cobradas pelos empréstimos bancários, diz presidente da rede

São Paulo - A Shopping das Franquias passa a oferecer crédito para abertura de negócios com as marcas que administra no modelo de consórcio.

Segundo Luis Renato Bischoff, presidente da empresa especializada no desenvolvimento de franquias, o objetivo é oferecer uma alternativa às taxas de juros cobradas pelos empréstimos bancários. "As linhas hoje oferecidas inviabilizam a operação a médio prazo", argumenta o executivo.

Para ter acesso ao crédito a empresa deve pagar a taxa de franquia, estipulada em 30 mil reais, que garante ao franqueado exclusividade para atuação na cidade de interesse pelo prazo de 6 meses.

Antes ele deve passar por um processo de seleção, que envolve avaliação da capacidade financeira, mas também da adequação do candidato ao negócio. "Não basta só ter condições de obter o consorcio, precisa ter perfil empreendedor", explica Bischoff.

Uma vez aprovado, o franqueado pode ter acesso a até 70% do valor necessário para a abertura do negócio no modelo de consórcio, pagando apenas a taxa de administração mensal de 0,6%. O prazo de pagamento varia de 36 a 150 meses, conforme o plano escolhido pelo franqueado.

De acordo com Bischoff, a iniciativa deve levar a um aumento de 30% no número de franquias da rede - que hoje está em torno de 60 - até o início do próximo ano. O foco da expansão são 200 cidades com 100 mil a 200 mil habitantes mapeadas pela Shopping das Franquias.

O grupo oferece quatro opções de franquia no ramo de alimentação: a Click Sushi, de culinária japonesa; a MiniChefs, de escola de culinária para crianças; a Tostare Café, de cafeterias gourmets; e a Camarão na Rede; que oferece pratos à base de camarão.

O investimento inicial para abertura das lojas varia de 180 mil reais e 200 mil reais - incluindo taxa de franquia, aquisição e adaptação do ponto, capital de giro, entre outros custos - e o retorno é previsto em 12 a 18 meses. O faturamento médio das franquias varia de 50 mil reais a 100 mil reais, dependendo do ponto e da gestão do negócio.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.