Qual a importância de ter um plano de marketing?

O documento pode ajudar a determinar ações e prazos para conseguir os resultados, diz especialista

Por que uma pequena empresa deve ter um plano de marketing?
Respondido por Daniela Khauaja, especialista em marketing

São Paulo - O plano de marketing é um documento que resume o planejamento, ou seja, os objetivos de marketing, as estratégias, as ações, o orçamento e os resultados esperados decorrentes da implantação efetiva do plano.

Os planos de marketing variam em conteúdo e metodologia. Empresas com estilos diferentes elaboram planos com formatos diferentes. Algumas exigem o detalhamento de cada ação, enquanto outras preferem que seus executivos partam direto para as ações, sem esse detalhamento.

Isso depende também do mercado no qual se atua. Às vezes, simplesmente não há tempo de detalhar ações para não perder o timing de entrada no mercado. Por exemplo, o primeiro site de compras coletivas estreou no mercado brasileiro há apenas 8 meses e já há mais de 200 empresas competindo no setor.

Embora alguns mercados sejam mais dinâmicos do que outros e alguns empreendedores mais ousados, não se deve fugir da tarefa de elaborar o plano de marketing. A elaboração do plano, com data para ser finalizado, obriga a empresa a realizar o processo de planejamento.

Esse processo, do qual resulta o plano de marketing, ajuda a transformar o sonho do empreendedor em ações estruturadas. O planejamento beneficia a empresa por ajudar os seus dirigentes e funcionários a estabelecer prioridades sobre como investir seus recursos. O plano de marketing é um documento que pode ser utilizado para comunicar para todos os envolvidos o rumo que a empresa quer tomar.

    <h5>
        <em><strong>Daniela Khauaja</strong> é especialista em marketing pela Western International University de Londres e coordenadora da área de marketing de pós-graduação da ESPM. <br>
        <br>
        Envie suas dúvidas sobre marketing para <strong><a href="mailto:examecanalpme@abril.com.br">examecanalpme@abril.com.br</a></strong>.</em>

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.