PME

Programa aprimora gestão de restaurantes e bares

Software de gestão desenvolvido pela Abrasel auxilia empresários do setor a melhorar a performance dos seus estabelecimentos

Restaurante (Getty Images)

Restaurante (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de dezembro de 2010 às 13h52.

Brasília - O Sebrae e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) lançam nesta quarta-feira (01/12), em Brasília, o projeto Restaurante Inteligente, que visa melhorar a gestão de bares e restaurantes a partir do conhecimento e controle dos indicadores de desempenho.

O projeto será apresentado por videoconferência, às 16h, na sede do Sebrae, em Brasília, com transmissão para os escritórios estaduais das duas instituições.

O ‘Restaurante Inteligente’ consiste num software de gestão desenvolvido pela Abrasel para auxiliar empresários do setor a aprimorar a gestão e a performance dos seus estabelecimentos. De acordo com uma das coordenadoras nacionais da área de Turismo do Sebrae, Germana Magalhães, a partir desta quinta-feira (02/12) os empresários interessados em adquirir mais informações sobre o projeto devem procurar os escritórios estaduais do Sebrae e da Abrasel. A participação no projeto terá um custo para o empresário, que receberá um kit composto por vídeo aula, computador com o software instalado, apostilas e outros materiais.

Cada estado contará com a presença de um consultor capacitado, que irá auxiliar por dez meses os empresários a utilizarem o software. A proposta é que mil empreendedores participem inicialmente desta fase piloto. Serão formadas turmas com 30 participantes nas cinco regiões do País. “As vagas que restarem serão concentradas nas cidades-sede da Copa 2014”, informa Germana Magalhães. O projeto contará com investimento de aproximadamente R$ 2,2 milhões. Ainda de acordo com ela, as inscrições começarão em janeiro e as primeiras turmas de capacitação, em fevereiro.

Restaurante Inteligente

O projeto Restaurante Inteligente possibilita ao empresário armazenar informações do seu próprio estabelecimento, além de acessar indicadores nacionais do setor. Ao longo do tempo, essas informações, uma vez consolidadas, ficarão armazenadas com segurança num banco de dados. Será possível criar um quadro geral com indicativos gerenciais, que servirão como referência de performance para o setor de alimentação fora do lar, construindo assim um ambiente de ‘Inteligência Comercial’.

De fácil uso, o software de gestão está estruturado em plataforma web ou disponível para download. Para auxiliar os empresários na utilização do programa, serão realizados cursos em todas as capitais do País, além de vídeo aulas de acompanhamento. Nesse treinamento, os empreendedores serão capacitados para conhecer e classificar suas principais contas. Uma vez organizado esse plano de contas, o empreendedor terá condições de acompanhar a performance financeira do seu estabelecimento, o que permitirá uma apuração de lucro mais exata graças ao registro coerente e contínuo dos valores de receitas e consumos da operação.

“A sistematização da prática de classificação das contas e apuração dos resultados é uma poderosa ferramenta de gerenciamento do negócio, que permite ao empresário direcionar esforços e recursos para maximizar seus ganhos”, explica Germana Magalhães.

Os gestores terão ainda à sua disposição um tutorial on-line e uma central de atendimento, para ajudá-los com a utilização do programa, e um consultor de sua localidade, para esclarecer dúvidas relativas aos cálculos dos indicadores de seus estabelecimentos.

Acompanhe tudo sobre:EmpreendedoresEmpreendedorismoPequenas empresasRestaurantes

Mais de PME

Mais na Exame