Exame Logo

Por que fracassar no primeiro negócio não é o fim do mundo

Não conheço nenhum empreendedor de sucesso que não tenha tido uma boa dose de persistência, diz professora

Homem pensando com a mão na cabeça (Getty Images)
DR

Da Redação

Publicado em 29 de maio de 2014 às 11h24.

Por que fracassar no primeiro negócio não é o fim

Respondido porCynthia Serva , especialista em empreendedorismo

Uma das características mais marcantes (e importantes!) de um empreendedor talvez seja a persistência. Persistência significa firmeza em seguir um sonho, um objetivo, apesar de todos os obstáculos que irão surgir, inclusive os fracassos iniciais.

Peter Drucker, um dos “papas” da gestão, dizia que empreendedorismo não é ciência nem arte, mas sim, prática. É a prática que leva ao estado mais próximo da perfeição.

Não conheço nenhum empreendedor de sucesso que não tenha tido uma boa dose de persistência e de perseverança para levar seu projeto adiante, mesmo com os fracassos iniciais. Foram justamente os fracassos que mostraram onde e porque estavam errando, e como poderiam melhorar na próxima tentativa.

Infelizmente, vivemos em uma cultura muito pouco tolerante ao fracasso, diferente, por exemplo, da cultura americana, onde o fracasso empresarial é valorizado, porque sinaliza que o outro se movimentou, arriscou, persistiu.

Existe uma linha muito tênue que separa uma pessoa persistente de uma insistente. Apesar dos dois tipos acreditarem firmemente em seus propósitos, a diferença está em como elas agem.

O insistente geralmente repete um mesmo modelo de se tentar fazer o que ele acredita que seja certo. Já o persistente fica atento aos sinais que podem surgir de que talvez seja melhor fazer de outra forma, tentar outro caminho. Fique atento para perceber quando a estratégia adotada na fase do planejamento não está dando certo. Mesmo que isso signifique começar de novo, de forma diferente.

Mesmo com um bom planejamento as coisas podem não acontecer exatamente como o previsto, e é aí que a autoconfiança e a persistência devem entrar. A maioria dos grandes empreendedores não acertou de primeira, mas eles acreditavam em si mesmos e também em seus sonhos. E aqui vale um ditado que diz que os homens tornam-se grandes marinheiros quando navegam em águas turbulentas e não em mares calmos.

Cynthia Serva é coordenadora e professora do Centro de Empreendedorismo do Insper.

São Paulo – Aprender com os erros e acertos de outros empreendedores é uma maneira fácil de agregar conhecimento e aprimorar a maneira de gerir a sua pequena empresa ou startup . Veja uma lista de conselhos de empresários e executivos de sucesso e se inspire.
  • 2. Dedique-se para fazer um ótimo trabalho

    2 /12(Justin Sulivan/AFP Photo)

  • Veja também

    “Seu trabalho vai preencher uma grande parte da sua vida, e a única maneira de ficar realmente satisfeito é fazer o que você acredita ser um ótimo trabalho. E a única maneira de fazer um excelente trabalho é amar o que você faz”, Steve Jobs, cofundador da Apple. Esse trecho faz parte do famoso discurso que Jobs fez, em 2005, para os alunos de Standford.
  • 3. Preste atenção nos clientes

    3 /12(AFP/Arquivos)

  • Para o cofundador da Microsoft, empreendedores e pequenos empresários precisam aprender com os seus consumidores. “Seus clientes mais insatisfeitos são sua maior fonte de aprendizado”, conselho de Bill Gates, da obra de sua autoria Business @ the Speed of Thought, publicado em 1999.
  • 4. Tenha paixão

    4 /12(Reuters)

    Muitos empreendedores lidam com a incerteza traçando vários planos para a sua empresa. Entretanto, para Mark Zuckerberg, cofundador do Facebook, para se manter motivado é preciso apenas ter paixão. “Se você só trabalhar em coisas que você gosta e é apaixonado, você não tem que ter um super plano para saber como as coisas vão se desenrolar”.
  • 5. Busque soluções

    5 /12(Divulgação/Endeavor)

    Para Luiza Helena Trajano, fundadora do Magazine Luiza, a profissionalização é um dos principais meios para que uma empresa tenha sucesso. Além disso, um conselho que a empreendedora deu durante o evento Day 1, da Endeavor, no ano passado, foi: pare de reclamar e arrume solução. “Tem gente que só vê problema. Olha para o negócio e torce para não dar certo. Eu não falo mal das coisas, eu me sinto responsável para ajudar o Brasil. E pare de falar que lidar com pessoas é difícil. Arruma solução”, disse.
  • 6. Não tenha medo de fracassar

    6 /12(Getty Images)

    Falhar faz parte do processo de qualquer tipo de aprendizado e no empreendedorismo não tem exceção. O conselho do fundador e CEO da startup Dropbox, Drew Houston, é simples: “não se preocupe com o fracasso; você só tem que estar certo uma vez”.
  • 7. Cuide da sua reputação

    7 /12(Reprodução/Youtube)

    O megainvestor americano Warren Buffett é um executivo respeitado e inspira muitas pessoas, não só investidores. “São necessários 20 anos para construir uma reputação e cinco minutos para arruiná-la. Se você pensar sobre isso, você vai fazer as coisas de forma diferente". Este é um dos conselhos do bilionário.
  • 8. Capacite-se

    8 /12(Germano Lüders/EXAME)

    Marcio Kumruian, fundador da Netshoes, acredita que qualquer empreendedor precisa se atualizar e se preparar para comandar o negócio. Além disso, um bom planejamento também é necessário. “Ousadia e inconformismo fazem parte do nosso DNA. Se você está cumprindo o que planejou, o lucro é uma questão de tempo”, disse Kumruian, durante a 12ª edição do evento CEO Summit 2013, organizado pela Endeavor e pela EY.
  • 9. Seja flexível

    9 /12(Robyn Twomey/Corbis Outline/Latinstock)

    Jeff Bezos, fundador e CEO da Amazon, é um empreendedor que sempre buscou inovar e o Kindle é o seu grande exemplo de sucesso. "Se você não é teimoso, você vai desistir das tentativas muito cedo. E se você não for flexível, você vai bater sua cabeça contra a parede e não vai ver uma solução diferente para um problema que você está tentando resolver" é uma das dicas do empreendedor.
  • 10. Faça o que você ama

    10 /12(Fabiano Accorsi)

    Em seu Twitter, Abilio Diniz, presidente do Conselho da BRF, disse que durante a aula da 8ª turma do Curso Liderança 360º da FGV, um dos alunos perguntou o que o motiva a continuar a trabalhar. A resposta foi: “O que me motiva a seguir em frente é a possibilidade de construir, realizar e ser feliz naquilo que faço”.
  • 11. Tenha um propósito

    11 /12(Jonathan Alcorn/Bloomberg/Bloomberg)

    Empreender para enriquecer não pode ser o único combustível do empresário. Para Tony Hsieh, CEO da Zappos, o importante é ter um objetivo claro. “Persiga a visão, não o dinheiro, o dinheiro vai acabar seguindo você”. É o seu conselho para quem é dono do próprio negócio.
  • 12. Agora, leia mais sobre empreendedorismo

    12 /12(Abril/J. Egberto)

  • Acompanhe tudo sobre:dicas-de-empreendedorismodicas-para-seu-negocioPequenas empresasStartups
    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de PME

    Mais na Exame