PME

O que significa fazer o "pivot" de uma startup?

Tática pode definir se um projeto irá morrer ou crescer, diz especialista

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de junho de 2011 às 18h27.

O que significa fazer o "pivot" de uma startup?
Respondido por Yuri Gitahy, especialista em startup

A palavra pivot tem sido bastante usada pela comunidade empreendedora do Vale do Silício nos últimos dois anos, e os brasileiros costumam usar "pivotar" na tradução livre para o português. O significado de pivot para uma startup, apesar de simples de explicar, é uma tática de negócios importante que pode definir se o projeto irá morrer ou crescer.

Em quase todo tipo de motor, existe uma peça que gira em torno do próprio eixo - ela é normalmente chamada de pivô. Mas para uma startup, a analogia mais representativa é o jogador de basquete: ele rapidamente para a jogada, mantém uma das pernas fixas, observa e gira em torno do seu eixo para explorar diferentes opções de passe. Esse é o conceito do pivot em uma startup: girar em outra direção e testar novas hipóteses, mas mantendo sua base para não perder a posição já conquistada.

Existem diversos exemplos interessantes de pivot, mas dois são bastante conhecidos:

1) o Paypal começou como uma empresa de troca de dinheiro virtual entre dispositivos handheld (você se lembra do Palm? Era a plataforma que eles usavam). Com o tempo, os fundadores perceberam que seu serviço estava mesmo nos micropagamentos e na troca de dinheiro via web.

2) Empreendedores que estavam construindo um RPG multi-usuário na internet um dia se convenceram que o mercado de RPGs online estava saturado. Nesse momento, aproveitaram a funcionalidade que tinham projetado para trocar imagens entre jogadores e montaram o Flickr - hoje, um serviço de compartilhamento de fotos famoso em todo o mundo.

Pivots são muito mais facilmente explorados em empresas de tecnologia, porque seus ativos são em grande parte intangíveis, os custos são baixos e o mercado muda muito rápido - por isso, é mais fácil readaptar a startup para um modelo mais escalável. Mesmo assim, não se esqueça da diferença entre pivotar versus desistir de um projeto para começar outro: quando desiste, tudo que você leva é a experiência e aprendizado de ter falhado. No pivot, você leva não só a experiência como também reaproveita os ativos que já construiu em favor de uma nova estratégia.

O que é uma startup?

 

Yuri Gitahy é investidor-anjo, conselheiro de empresas de tecnologia e fundador da Aceleradora, que apoia startups com gestão e capital semente

Envie suas dúvidas sobre startups para examecanalpme@abril.com.br.


Acompanhe tudo sobre:dicas-de-empreendedorismodicas-para-seu-negocioInvestidor-anjoStartups

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar

Mais na Exame