PME

O que é mais importante na hora de ter seu negócio

O sucesso é garantido quando o empreendedor tem um bom planejamento e vontade para fazê-lo acontecer


	Planejamento: definir e entender o que é o seu negócio a fundo é essencial para começar a empreender
 (Wavebreakmedia Ltd/Thinkstock)

Planejamento: definir e entender o que é o seu negócio a fundo é essencial para começar a empreender (Wavebreakmedia Ltd/Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de junho de 2015 às 11h41.

Os componentes mais importantes na hora de começar um negócio
Escrito por Vitor Pedrosa, empreendedor

Para começar qualquer coisa na vida, principalmente um negócio, existe uma palavra que deve ser tratada como palavra de ordem: PLANEJAMENTO. Se seu planejamento é bem feito e você tem força de vontade para executá-lo, não tenha dúvida, o sucesso virá.

Mas o que é planejamento? Planejar nada mais é do que definir e entender o que é o seu negócio a fundo, além de colocar no papel que medidas precisam ser tomadas para que seu negócio tenha sucesso. Fazem parte do planejamento as famosas pesquisas de campo, a definição do seu público alvo e os preços que deverão ser praticados, o papel de cada sócio no negócio, localização, levantamento dos principais custos, etc.

Uma dica fundamental nesta etapa e que em muitos casos é deixada de lado pelos empreendedores é o levantamento das necessidades de capital de giro. O empreendedor precisa ter em mente que seu negócio, por maior que seja seu potencial, não gera um retorno imediato. O capital de giro é o que vai manter a empresa funcionando até que o retorno chegue. É ele que garante o salário dos funcionários, a compra de insumos e a manutenção dos equipamentos nos primeiros meses da empresa.

Há muito tempo, ouvi um professor contar uma história sobre o capital de giro que nunca esqueci. Era mais ou menos assim: um profissional foi demitido do trabalho, percebeu que queria ser dono do próprio negócio e decidiu montar uma lanchonete. Gastou seu último centavo na decoração da lanchonete, que por sinal ficou linda. A semana da inauguração foi um sucesso, mas na semana seguinte ele percebeu que não tinha condições de comprar o material para fazer os lanches e os sucos. Conclusão: o negócio fechou por falta de capital de giro. Claro que esta história mostra o extremo, mas no meu caso se tornou um alerta.

Voltando ao planejamento: ao concluir todos esses levantamentos e análises, colocar os próximos passos no papel com os prazos para a conclusão de cada etapa é de extrema importância para que todo este planejamento vire realidade e você inicie sua empresa com sucesso.

Vitor Pedrosa é Sócio Fundador e Diretor de Franquias da Viva Eventos.

Acompanhe tudo sobre:Cabeça de empreendedordicas-de-empreendedorismodicas-para-seu-negociogestao-de-negociosPlanejamentoSucesso

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar

Mais na Exame