O franqueado pode fazer mudanças na franquia?
Layout e mix de produtos são dois fatores que os empresários tendem a querer modificar, diz especialista
Da Redação
Publicado em 7 de janeiro de 2011 às 14h18.
Um franqueado pode mudar o que quiser na franquia?
Respondido por Claudia Bittencourt, especialista em franquias
São Paulo – O sistema de franchising envolve padronização, transferência de know-how e direito de uso de marca, por isso, o franqueado só poderá alterar o mix de produtos ou o layout da franquia mediante uma autorização prévia do franqueador.
Isso não significa que o sistema de franquias seja "engessado" e que qualquer iniciativa do franqueado seja proibida. Sugestões e opiniões devem ser sempre bem-vindas e muitos franqueadores até incentivam e premiam ideias inovadoras e que agregam valor ao negócio.
Como o franqueado está diretamente envolvido na operação da franquia, é natural que passe a conhecer particularidades dos hábitos e desejos dos consumidores com mais propriedade até do que o franqueador. Porém, precisa conter o desejo de ignorar as regras do negócio. Se franchising é replicar um modelo de sucesso, o empreendedor/franqueado precisa entender e conhecer os fatores que levaram o franqueador a ter o sucesso que o mantém competitivo no mercado.
O caminho mais saudável e produtivo é sempre apresentar a sugestão ou ideia para o franqueador que deve analisar e, se trouxer benefícios para toda a rede, pode ser implantada em uma unidade para teste e, caso validada, a medida será usada nas outras unidades.
O que franqueado e franqueador devem ter em mente é que eles fazem parte do todo da rede e que a contribuição de cada um, direta ou indiretamente, pode fazer uma grande diferença nos resultados e agregar valor à marca.