PME
Acompanhe:

O Boticário desbanca McDonald's e é franquia que mais fatura em 2011

A rede de lojas de cosméticos é também a franquia com o maior número de unidades

D
Débora Álvares

29 de fevereiro de 2012, 14h43

São Paulo - A Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou nesta quarta-feira os dados do setor em 2011. De acordo com o levantamento apresentado, o McDonald's deixou de ser a rede que mais fatura no Brasil, dando lugar ao O Boticário.

De acordo com o diretor executivo da associação, Ricardo Camargo, a inversão se deve ao crescimento acentuado que as franquias o setor de beleza experimentam. “Enquanto alimentação cresceu 14,5% no ano passado, a área de esporte, saúde, beleza e lazer aumentou 24,3%”. A rede de fast food vem em segundo lugar no ranking de faturamento. Em seguida aparecem Dia%, Colchões Ortobom e Habib’s. O levantamento da ABF não divulga os valores de faturamento das empresas.

O Boticário também é a rede com maior número de unidades (3.252), seguido por Colchões Ortobom (1.747), Kumon (1.565) e McDonald's (1.267).

O franchising cresceu além do esperado pela ABF. A expectativa era de um aumento de 15%, porém esse número chegou aos 16,9%, atingindo um faturamento de 88 bilhões de reais.