Jovens representam 1/3 dos novos empreendedores no Brasil

Programa do Empreendedor Individual conta com 320 mil profissionais com menos de 30 anos

Brasília - Os trabalhadores por conta própria com menos de 30 anos somam 320 mil pessoas, o que equivale a um terço dos empreendedores individuais formalizados no país.

Os profissionais com menos de 20 anos representam, em média, 4% do 1 milhão de formalizados. A maioria dos empreendedores, no entanto, é um pouco mais velha. Mais da metade dos que se formalizaram têm entre 31 e 50 anos. Nas cinco regiões brasileiras, o percentual de trabalhadores com essa idade varia de 54% a 57%, e em torno de 13% têm acima de 50 anos.

O sonho de ter o próprio negócio surgiu desde cedo para a capixaba Maria de Oliveira Cavalcante, de apenas 18 anos. Ela é uma das 40 mil pessoas com menos de 20 anos em todo o país que se formalizaram como empreendedor individual.

Apenas seis meses após se regularizar, Maria comemora os bons números da Pitotty, localizada em Anchieta, no Espírito Santo. No último verão, vendeu 20 mil picolés e 2 mil litros de sorvete em janeiro, pico de vendas da empresa.

Nos próximos meses o movimento pode desacelerar em função do inverno e baixa temporada na cidade turística. Mas no segundo semestre os negócios devem melhorar e Maria já planeja a expansão para migrar para microempresa.

“No verão, verificamos que há a necessidade de contratar mais gente e vamos faturar acima do teto do Empreendedor Individual. Por isso no próprio verão acho que vamos ultrapassar o limite e migrar para microempresa”, conta a jovem empresária que divide seu tempo entre a sorveteria e as aulas do segundo ano do ensino médio.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.