Indústrias mineiras atraem compradores internacionais
Fabricação de bolsas e calçados de Minas Gerais já vai para o mercado externo
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.
Belo Horizonte - As novidades da coleção Primavera Verão 2011 de indústrias mineiras de bolsas e calçados serão apresentadas na Francal 2010. A feira recebe maior número de compradores do setor no Brasil. O evento é realizado em São Paulo, de 5 a 8 de julho, em uma área de 82 mil m² no Parque de Exposições do Anhembi.
O polo da região metropolitana de Belo Horizonte será representado por 25 marcas no espaço Minas Collection. Produtos sofisticados, voltados principalmente para o público feminino, são as atrações do estande coletivo, que terá área superior a 1000 m².
A marca Júnia Gomes, que já participou de outras edições da Francal, levará estampas exclusivas, feitas a partir de madeiras antigas e azulejos hidráulicos. "Os detalhes das peças são desenvolvidos com o mesmo rigor das bijuterias finas, resultando em enfeites lindos e versáteis", afirma a empresária Júnia Gomes.
A organização do evento prevê público superior a 60 mil pessoas. Entre eles, compradores de mais de 100 países. A previsão otimista de público anima os diretores da Gruller, indústria de Contagem, especializada em calçados femininos.
Os irmãos Renan e Leonardo Castro exportaram três mil pares para Portugal em fevereiro. O contato com os portugueses surgiu na última edição da Francal. "Nossa marca existe há 10 anos. Essa foi a primeira exportação da Gruller. Aprendemos nas capacitações do Sebrae que a pequena indústria tem condições de exportar. Vamos levar 200 peças diferentes e esperamos vender 15 mil pares na Francal", projeta o diretor Leonardo Castro.
O polo de Nova Serrana, maior produtor de calçados esportivos do Brasil, participa do projeto do Sebrae Minas para reforço da competitividade desde 2008. As empresas buscam novos mercados e apostam na diversificação de produtos para atrair compradores.
O presidente do Sindicato Intermunicipal da Indústria do Calçado de Nova Serrana (Sindinova), Ramon Amaral, afirma que as indústrias da região, Perdigão, Araújos, Divinópolis e Bom Despacho também estão se especializando na produção de calçados femininos. "Queremos mostrar que o polo de Nova Serrana está se modernizando para atender os desejos dos clientes". Nova Serrana será representada por 60 empresas, que estarão em estandes coletivos e individuais.