Como surgem ideias para um novo produto?

Confira as dicas da especialista em marketing para renovar seu portfólio de produtos
 (Stock.xchng)
(Stock.xchng)
E
Editado por Priscila ZuiniPublicado em 11/08/2011 às 12:00.

Como surgem ideias para um novo produto?
Respondido por Daniela Khauaja, especialista em marketing

São Paulo - O desenvolvimento de novos produtos começa com a geração de ideias. Para chegar a isso, faça reuniões informais entre seus clientes e seus funcionários de pesquisa e desenvolvimento para discutir problemas e necessidades e, por meio de brainstorming, tente encontrar soluções potenciais.

Libere algum tempo para que o pessoal técnico possa desenvolver projetos próprios, sem dar satisfação até que encontrem algo relevante.

Faça pesquisas de observação junto aos clientes e convide-os para alguma atividade em que você possa obter dados sobre suas demandas e necessidades. Faça pesquisas rotineiras também junto a publicações setoriais de vários países, procurando informações sobre novos produtos.

Vá a feiras comerciais e se comporte como se estivesse numa missão de inteligência, em que você verá em um único local tudo o que é novo em seu setor.

Faça seu pessoal técnico e de marketing visitar os laboratórios de seus fornecedores e reservar um tempo para conversar com o pessoal técnico deles, tentando descobrir as novidades.

Incentive seus funcionários a dar sugestões, ou seja, jamais critique sugestões que considere inúteis mas premie as sugestões válidas.

Convide o mundo para participar do seu processo de geração de ideias. Várias empresas tem feito isso pela internet e chamam de inovação aberta. Além de conseguir de fato ideias boas, isso ajuda a divulgar sua marca e até conseguir novos clientes.

Daniela Khauaja é especialista em marketing pela Western International University de Londres e coordenadora da área de marketing de pós-graduação da ESPM.

Envie suas dúvidas sobre marketing para examecanalpme@abril.com.br.

Veja Também

TikTok lança guia para pequenos e médios negócios
Negócios
Há 6 dias • 2 min de leitura

TikTok lança guia para pequenos e médios negócios

Faturamento das PMEs deve desacelerar em 2023, mostra Iode-PMEs
Negócios
Há uma semana • 3 min de leitura

Faturamento das PMEs deve desacelerar em 2023, mostra Iode-PMEs