PME

Como motivar a equipe de vendas da sua pequena empresa

Para o especialista, o líder deve usar elementos como o da educação empresarial para mobilizar a equipe a mudar e desenvolver novas habilidades

Pessoas de equipe fazendo sinal de positivo (Dreamstime)

Pessoas de equipe fazendo sinal de positivo (Dreamstime)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de julho de 2014 às 11h36.

Como ter vendedores mais motivados?

Escrito por Marcelo Ortega, especialista em vendas

Motivação significa ter um motivo para ação. Transformação é mutação, renovação ou uma nova forma para a ação. Não adianta motivar quem não muda, quem lidera para o mal, por exemplo. Uma pessoa motivada que não tem princípios e valores é uma arma letal para o negócio.

Ninguém é desmotivado em minha opinião. Por isso, o modelo de liderança em vendas que tem mais resultado, não é aquele que motiva as pessoas, mas o que as transforma em pessoas melhores.

O líder de uma equipe de vendas tem um papel importante, pois vendedores não gostam de ter um chefe mandão, que só exige, pressiona e cobra. Eles adoram ter um líder que faz tudo isso, mas que também ganha o respeito pelos valores que ensina e pratica.

Para inspirar as pessoas, é preciso ser um modelo, um exemplo e agir junto. Nada motiva mais uma equipe do que ver seu chefe trabalhando com ela. O esforço, no entanto, não pode ser só braçal.

O líder deve ser muito mais estratégico em suas ações, usando elementos como o da educação empresarial para mobilizar a equipe a mudar. Quem não aprende a aprender, não tem como liderar e nem vender bem. Se o vendedor não recebe conhecimentos novos para desenvolver habilidades, padece nas negativas dos clientes e na estagnação das metas e resultados.

A transformação requer a preparação para jogar algo fora, livrar-se de velhos hábitos e processos. De nada adianta os gerentes de vendas aumentarem as metas se as ferramentas de vendas e método de trabalho continuam insuficientes, defasados e antiquados.

É hora de virar a mesa ou mudar de mesa; é hora de fazer uma limpeza material e mental para renovar seu procedimento diário. Esta ação de trocar os vendedores de suas mesas ocorre em muitas empresas que treinei e prestei consultoria, e funciona.

As pessoas se apegam ao seu ponto de trabalho de tal forma que entram na zona de conforto. Em dos meus principais livros, eu trato a aplicação dos 3 R’s: Regras, Reconhecimento e Resultados.

Isso é o que transforma e motiva uma equipe. Porque sem regras a equipe se dispersa. Sem reconhecimento, a equipe não se sente valorizada. Os resultados são importantes porque sem desafios e responsabilidades, as pessoas não se sentem mobilizadas a perseguir o sucesso diário.

Você é líder! Motive ou transforme vendedores comuns em profissionais com resultados extraordinários. Pense nisso e muito sucesso nos próximos encontros com sua equipe, seja em reuniões, treinamentos ou convenções de vendas.

Marcelo Ortega é especialista em vendas, palestrante e consultor empresarial.

Acompanhe tudo sobre:dicas-de-vendas-de-pmedicas-para-seu-negociogestao-de-negociosLiderançaPequenas empresas

Mais de PME

Mais na Exame