Como lançar uma startup?

Antes do lançamento, certifique-se que o seu produto está realmente pronto para o mercado

Como lançar uma startup?
Respondido por Yuri Gitahy, especialista em startups

Na cabeça de todo empreendedor, existe um marco bem claro: o dia em que seu produto será lançado no mercado. O problema é que muitos fazem planos, preparam eventos ou contratam assessores de imprensa e acabam desperdiçando uma ótima chance de atenção na mídia com um produto ainda despreparado para o mercado.

Em startups, a descoberta do produto certo é um processo de ciclos repetidos de experiências junto aos clientes até entender exatamente o que eles realmente precisam. Um dos benefícios desse processo é que após alguns ciclos - se o empreendedor fez tudo certo - os clientes de teste já serão seus primeiros clientes reais.

É por isso que a prática de mercado para startups é não fazer um lançamento bem definido no tempo, e sim gradualmente ganhar um conjunto de early-adopters ou clientes "precoces", que adotam o produto bem no início e acabam servindo como propagadores da empresa.
Além disso, nos ciclos de descoberta do produto é necessário já se preparar para encontrar os influenciadores da mídia e do setor em que a startup atua – eles precisam conhecer e dar feedback sobre o produto.

Assim, quando a startup já estiver em atividade, o risco de gastar mais com mídia do que deveria foi reduzido, mas o produto já está posicionado no mercado e gerando alguma receita.

O que é uma startup?

 

Yuri Gitahy é investidor-anjo, conselheiro de empresas de tecnologia e fundador da Aceleradora, que apoia startups com gestão e capital semente

Envie suas dúvidas sobre startups para examecanalpme@abril.com.br.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.