PME

Como funciona o processo de seleção para franqueados?

Apesar de não haver um padrão na hora de escolher um novo empreendedor, alguns passos básicos costumam ser seguidos pelas empresas franqueadoras

Como funciona o processo de seleção para franqueados?  (EXAME.com)

Como funciona o processo de seleção para franqueados? (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de novembro de 2010 às 15h35.

São Paulo - Para comprar uma franquia não basta ter o dinheiro necessário. Os candidatos precisam passar por um processo de seleção das empresas franqueadoras, que avaliam a afinidade com o negócio e o perfil adequeado para a vaga. Claudia Bittencourt, especialista em franquias, conta como funciona essa seleção:

"O processo de seleção de novos franqueados não é padrão. Cada franqueadora pode utilizar ferramentas e processos que consideram importantes para avaliar o perfil do candidato ideal para operar uma franquia de sua marca.

Porém um processo ideal que consiga selecionar franqueados com o perfil adequado, capazes de atingir os resultados projetados para sua unidade, exige pré-requisitos mínimos que o franqueador deve observar. Um deles é definir previamente qual o perfil ideal do franqueado e com base neste perfil prospectar candidatos no mercado, cadastrando cada um para uma análise.

Parte desta investigação é checar as condições financeiras do franqueado – saber se ele pode assumir o investimento inicial e o capital de giro até o negócio atingir o ponto de equilíbrio – e também o tempo de dedicação ao novo negócio.

Para uma analise de perfil mais detalhada existem várias ferramentas no mercado que podem auxiliar o franqueado, como entrevista com o candidato e apresentação do negócio, conceito da marca, planilhas financeiras e operação.

Caso o candidato mantenha o interesse em continuar no processo de seleção, o franqueador entrega da Circular de Oferta de Franquia, também chamada de COF, e a cópia do contrato padrão. Depois disso, o candidato tem até 10 dias para avaliar estes instrumentos e decidir se assina ou não o contrato com a franqueadora. Neste intervalo ele pode fazer reuniões para tirar dúvidas e esclarecer alguns processos, o que é bastante saudável. Por fim, acontece a assinatura do contrato.

Uma recomendação para o franqueador é resistir à tentação de conceder franquias avaliando apenas a condição financeira do candidato, isso pode ficar mais caro no futuro. Para o franqueado, não decida qual franquia comprar pela afinidade que tem pelo produto, analise bem o dia-a-dia da operação para sentir-se nela."

Envie suas dúvidas sobre franquias para examecanalpme@abril.com.br.

Acompanhe tudo sobre:dicas-para-seu-negocioEmpreendedoresFranquias

Mais de PME

Mais na Exame