As franquias que faturam com cerveja e futebol
Confira o perfil das redes que faturam com futebol e cerveja o ano todo
Da Redação
Publicado em 23 de junho de 2014 às 06h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h09.
São Paulo - Em tempos de Copa do Mundo, não há quem fique longe do futebol. Para boa parte dos torcedores, bebidas e petiscos acompanham as partidas. Algumas franquias , no entanto, faturam com futebol e cerveja o ano todo, independente da Copa. Confira o perfil de 12 delas nas fotos.
A Ambev tem quatro modelos de franquias, alguns com variações de tamanho. O Quiosque Chopp Brahma, por exemplo, tem investimento inicial de 90 mil a 300 mil reais, com faturamento de até 100 mil reais ao mês. A franquia Nosso Bar converte bares já existentes na bandeira da marca e custa 28 mil reais. Seu Boteco e Chopp Brahma Express têm investimento de 740 mil e 300 mil reais, respectivamente.
Especializada na venda de cervejas, a Mestre Cervejeiro foi criada em 2004 e tem 6 lojas em operação. O investimento varia de 99 mil a 128 mil reais, para quiosque e loja, respectivamente. O retorno acontece entre 18 e 22 meses.
Criada em Ribeirão Preto, em 1999, a franquia da Chopp Time tem unidades em oito estados. São três modelos de franquia: quiosque, shopping e rua. O formato quiosque tem entre 15 e 30 metros quadrados e investimento de até 250 mil reais. As lojas de shopping são maiores, com 250 metros quadrados, e investimento de até 1,5 milhão de reais.
A rede de franquia especializada em cervejas especiais Mr. Beer foi fundada em 2009. Recentemente lançou um modelo de quiosque com investimento inicial de 65 mil reais. A rede trabalha ainda com lojas de seis metros quadrados com investimento inicial de 115 mil reais e espaços gourmets, que custam 250 mil reais.
Especializada em cervejas, a Confraria Paulistânia funciona como bar e distribuidora de bebidas. A rede pertence à importadora de cervejas especiais Bier&Wein, criada em 1986. A franquia custa de 300 mil a 480 mil reais, dependendo do modelo de negócio.
A franquia Santo Bier, especializada em delivery de cerveja, foi criada em São José do Rio Preto, interior de São Paulo. A rede trabalha com vários modelos de negócio. O Carrinho dos Milagres, por exemplo, funciona como um veículo com chopeira para festas e praia. O investimento varia de 35 mil a 149 mil reais. O prazo de retorno do investimento vai de 7 a 18 meses.
Criada em 2002, a Devassa virou cervejaria no ano seguinte. Hoje, é operada pela Sonar, área de franchising da Brasil Kirin, e tem três modelos de franquia: Cervejaria Devassa, Mini Cervejaria Devassa e Ponto da Devassa. O investimento começa em 770 mil reais.
A rede de franquias Liga Retrô é especializada em réplicas de uniformes esportivos antigos e acessórios com história de times e seleções. O investimento inicial é de 115 mil reais, com retorno em 24 meses. A área mínima exigida é de 6 metros quadrados.
Criada em 2012, a rede Loja das Torcidas vende produtos licenciados de vários times de futebol. As franquias podem ser abertas no formato quiosque ou loja. O investimento inicial da rede é de 145 mil reais e o retorno acontece em até 18 meses.
A rede Academia Store é a loja oficial do Palmeiras e é controlada em parceria com o grupo Meltex. A expectativa para esse ano é de inaugurar 40 franquias. A marca trabalha com três modelos de negócios: loja de rua, em shopping e quiosque. O investimento inicial para quiosques é de de 100 mil reais, com retorno a partir de 18 meses.
A franquia é ligada ao time de futebol santista e foi formatada em parceira com a Meltex Franchising no ano passado. A previsão é chegar a 11 lojas ainda neste ano. Hoje, existem unidades no litoral e na capital paulista. O investimento em um quiosque é de 100 mil reais.
A GrêmioMania vende produtos licenciados do time gaúcho e é gerenciada pela Meltex. O investimento inciial dos quiosques é de 100 mil reais. As lojas podem chegar a 350 mil reais. O prazo de retorno é de 20 meses.