As empresas que viraram franquias em 2014
De salão de beleza a corretora de seguros, confira as companhias que entraram para o sistema de franquias neste ano
Tatiana Vaz
Publicado em 10 de dezembro de 2014 às 05h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h56.
São Paulo – Apenas neste ano, 56 novas redes de franquias surgiram no Brasil, segundo relatório da ABF. Há opções para todos os tipos de investimentos – de salão de beleza e estética até oferta de seguros e cerveja delivery. Vejas nas imagens algumas das companhias que entraram para o sistema de franquias em 2014.
Com mais de 20 anos de história, e 50 lojas próprias, a Any Any se rendeu ao modelo de franquias neste ano. O investimento inicial para abrir uma unidade é de 400 mil reais, com retorno estimado em 36 meses.
Especializado em venda de doces e guloseimas, a Clube Caramelo requer investimento de 50 mil reais para um quiosque de 6 metros quadrados, com retorno previsto entre 18 e 24 meses.
A rede carioca de crepes Crepelocks também entrou para o sistema de franquias neste ano. Abrir uma unidade custa 380 mil reais e a marca cobra royalties de 5% e taxa de propaganda de 2% do faturamento bruto.
Com uma loja própria aberta em 2013, a Doutor Lubrifica presta serviço de troca de óleo e filtro delivery e já conta com 50 franquias no país. O Investimento no negócio varia de 37 mil reais a 70 mil reais.
A escola de idiomas English Talk foi criada em 1996, mas apenas neste ano resolveu apostar na expansão por meio de franquias. Por enquanto, a empresa já conta com dois franqueados e o investimento na abertura de uma unidade varia de 60 mil a 70 mil reais.
A empresa de Goiás, aberta em 2013, fornece wraps e açaís de sabores diversos e já conta com 43 unidades de vendas nos estados de Goiás, Rio de Janeiro, Maranhão, Minas Gerais, Distrito Federal, Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte. Para abrir uma franquia da marca é preciso desembolsar a partir de 126 mil reais.
Fundada em 2012, a Fry´s, inspirada nas redes americanas, já conta com seis unidades franqueadas e exige investimento total de 380 mil a 790 mil reais para a abertura de uma unidade. O retorno do negócio é previsto em até 36 meses.
A clínica carioca de depilação a laser e estética, criada em 2007, caiu anos depois nas graças da atriz Giovanna Antonelli, que acabou sócia do negócio. O investimento total na abertura de uma unidade varia de 337 mil a 455 mil reais e o retorno é previsto em até 36 meses.
Após milhares de pedidos nos últimos anos, a Havanna passou a comercializar franquias da marca. O investimento inicial é de 90 mil reais para os quiosques.
A empresa carioca de comida japonesa Let'Sushi conta com três tipos diferentes de modelos de negócios - restaurantes Restô, refeições prontas 2Go e Delivery – que exigem investimento a partir de 60 mil reais. O Let'Sushi, que surgiu em 2012, atende as regiões da Barra, Zona Sul e Niterói.
O salão de beleza carioca, criado em 2012, está deste o início deste ano recrutando interessados em abrir franquias da marca para expandir o negócio pelo país. O investimento total na abertura do negócio varia entre 75 mil a 100 mil reais.
A Office Limp presta serviço de limpeza de fachadas prediais e tem retorno estimado de 18 meses. O investimento inicial na franquia é de 65 mil reais e cada unidade conta, no início da operação, com quatro funcionários.
A corretora e administradora de seguros San Martin, criada em 1995, já conta com 40 franquias desde o início deste ano, quando resolveu apostar nesse modelo de negócio para crescer. O investimento para abrir uma unidade é de até 31,9 mil reais e o retorno varia de 4 a 8 meses.
Criada em São José do Rio Preto, a franquia é especializada em delivery de cerveja. A marca trabalha com seis modelos de negócio – e os investimentos variam de 34,7 mil a 149 mil reais, conforme o tipo escolhido. O prazo de retorno é de 7 a 18 meses.