A importância de ter um manual de franquias

Especialista afirma que é importante montar os manuais da franquia de maneira que mostre o dia a dia de sua operação

Como tornar seus manuais um retrato fiel do dia a dia de sua operação
Respondido por Lyana Bittencourt, especialista em franquias

O manual da franquia é uma ferramenta imprescindível para os que operam em rede. Após a elaboração do plano de negócios, começa uma etapa importante e fundamental para a replicação do conceito do negócio: a descrição dos processos que serão utilizados por todos envolvidos com o negócio.

Os manuais permitem a uniformidade na rede e servem de instrumento para capacitação e aperfeiçoamento do sistema de comunicação entre o franqueado e o franqueador.

Mais do que um documento que tangibiliza a transferência de know how, ele permite que o franqueado tenha domínio da operação e da gestão do seu negócio recém-adquirido. E não é apenas o franqueado que deve ter domínio de seu conteúdo.

Antes, a equipe da franqueadora deve estar integrada com o conteúdo dos manuais. Tendo conhecimento profundo sobre o assunto, a equipe será capaz de dar suporte e de cobrar padrões e aplicação dos conceitos.

Eu diria que uma das principais funções dos manuais é eliminar por completo o aspecto pessoal do conhecimento, ou seja, a propriedade intelectual da empresa passa a ser registrada num documento de maneira didática, para que seja multiplicado.

E não se pode esquecer que processos não documentados correm o risco de se perderem com o tempo, bem como manuais que não são atualizados. Hoje, a tecnologia permite que esse material seja tão dinâmico quanto o crescimento do negócio.

A partir do crescimento da rede e com a integração de novos franqueados, é natural que haja a necessidade constante de atualização desse material e, por isso, é importante que a tecnologia empregada permita a replicação das alterações de forma ágil e com alcance à toda a rede. Uma boa forma, é deixar o material na nuvem com uma aplicação que possibilite o fácil acesso aos envolvidos com a operação do negócio.

E saiba que esse é um trabalho que nunca termina. Sempre haverá uma prática melhor e um novo processo a ser incorporado e isso traz um aspecto de organismo vivo aos manuais, e mantê-los atualizados também impõe essa mesma característica ao seu negócio.

Lyana Bittencourt é especialista em franchising e sócia do Grupo BITTENCOURT, consultoria em redes de franquias e negócios.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.