7 livros de empreendedorismo que são os queridinhos de Stanford
Professores e ex-alunos da Escola de Graduação em Negócios de Stanford elencam obras para ler em 2017
Mariana Fonseca
Publicado em 29 de maio de 2017 às 06h00.
Última atualização em 29 de maio de 2017 às 06h00.
São Paulo – Ler bons livros sobre administração de negócios é fundamental para qualquer empreendedor , mas especialmente para aquele que está começando: é uma boa oportunidade de aprender lições valiosas sem ter de abrir um negócio (e perder dinheiro) para isso.
Melhor ainda é ler a partir de recomendações de quem entende do riscado. A Escola de Graduação em Negócios de Stanford ( Stanford Graduate School of Business, ou GSB ), por exemplo, preparou uma lista de livros essenciais para 2017 em temas como comportamento, empreendedorismo , finanças e inovação .
As recomendações foram elaboradas por ex-alunos ou professores da GSB – e muitas dessas obras foram escritas, inclusive, por quem estudou na prestigiada universidade. Os livros com título em inglês não foram publicados no Brasil.
Confira, a seguir, 7 livros de empreendedorismo que são os queridinhos de Stanford para este ano:
1 — “Clay Water Brick: Finding Inspiration from Entrepreneurs Who Do the Most with the Least”
O livro foi escrito por Jessica Jackley, ex-aluna de MBA na turma de 2007 em Stanford.
“A obra conta a história da própria autora, co-fundadora da Kiva, primeira plataforma de microcrédito online para trabalhadores pobres. Jackley motiva os leitores a apreciar mais profundamente o potencial empreendedor que existe em cada ser humano - e especialmente nos próprios leitores.”
“Clay Water Brick: Finding Inspiration from Entrepreneurs Who Do the Most with the Least” (não publicado no Brasil)
Autora: Jessica Jackley
Editora: Spiegel & Grau
2 — Empresas feitas para vencer
O livro foi escrito pelo consultor Jim Collins, e recomendado pelo aluno da turma de MBA de 1991 Hadley Ford.
“Empresas feitas para vencer se propõe a responder uma pergunta básica: como empresas boas, medianas e até ruins podem atingir a excelência e se tornarem duradouras? Jim Collins apresenta exemplos de companhias que conseguiram desafiar a lógica e saltar da mediocridade para uma superioridade sem precedentes. A obra vale para todo o profissional que quer entender um pouco mais sobre as áreas da gestão.”
Empresas feitas para vencer (“Good to Great”)
Autor: Jim Collins
Editora: HSM
3 — “Lead and Disrupt: How to Solve the Innovator's Dilemma”
O livro foi escrito pelo professor de Stanford Charles O’Reilly e por Michael Tushman, professor da Harvard Business School.
“Organizações de todos os tamanhos estão fechando mais rápido do que nunca. O que é preciso para evitar essa tendência? A resposta simples é: 'ambidexteridade'. As empresas devem permanecer competitivas em seus principais mercados, ao mesmo tempo em que conquistam novos domínios.”
“Lead and Disrupt: How to Solve the Innovator's Dilemma” (não publicado no Brasil)
Autor: Charles O’Reilly e Michael Tushman
Editora: Stanford Business Book
4 — O lado difícil das situações difíceis: como construir um negócio quando não existem respostas prontas
O livro foi recomendado pela aluna de MBA de 2005 Joanna McFarland e pelo aluno do Stanford Ignite de 2014 Yi Wang.
“Ben Horowitz é especialista em lançar e gerenciar startups. Em seu texto, de maneira leve e bem-humorada, admite as dificuldades de construir uma organização e aborda as questões mais complexas desse processo, como demitir um amigo ou contratar um profissional de uma empresa concorrente. A obra é indicada a líderes empresariais em busca de diretrizes de gestão.”
O lado difícil das situações difíceis: como construir um negócio quando não existem respostas prontas (“The Hard Thing About Hard Things: Building a Business When There Are No Easy Answers”)
Autor: Ben Horowitz
Editora: WMF Martins Fontes
5 — O poder da influência: as forças invisíveis que moldam nosso comportamento
O livro foi escrito pelo especialista em comunicação e marketing Jonah Berger, PhD na Graduate School of Business de Stanford de 2007.
“O autor best-seller do New York Times Jonah Berger explora as influências sutis e secretas que afetam as decisões que tomamos - desde as opções de produtos e serviços às carreiras que escolhemos. Segundo Berger, nossas escolhas estão muito menos relacionadas à nossa vontade própria do que pensamos. No livro, o especialista integra pesquisa e pensamento de negócios, psicologia e ciências sociais para explicar as sutilezas por trás de nossas escolhas como indivíduos.”
O poder da influência: as forças invisíveis que moldam o nosso comportamento (“Invisible Influence: The Hidden Forces that Shape Behavior”)
Autor: Jonah Berger
Editora: HSM
6 — Originais – Como os inconformistas mudam o mundo
O livro foi recomendado pela professora de marketing de Stanford Jennifer Aaker.
“O autor do best-seller do New York Times Adam Grant examina como as pessoas podem impulsionar o progresso criativo, moral e organizacional e como os líderes podem encorajar a originalidade em suas organizações. Usando estudos e histórias sobre negócios, política, esportes e entretenimento, Grant explora como reconhecer uma boa ideia, conseguir aliados, escolher o momento certo para agir e gerenciar o medo e a dúvida.”
Originais – Como os inconformistas mudam o mundo (“Originals - How Non-Conformists Move The World”)
Autor: Adam Grant
Editora: Sextante
7 — “The 10 Laws of Trust: Building the Bonds That Make a Business Great”
O livro foi escrito pelo professor de Stanford Joel C. Peterson.
“Confiança é a base para manter uma organização sólida. Sua presença é capaz de fazer pequenas empresas chegarem longe, ao mesmo tempo em que sua ausência pode derrubar gigantes. Em seu livro, Peterson, professor da Universidade de Stanford e presidente das linhas áreas JetBlue, detalha como estabelecer e manter uma cultura de confiança, apontando passo a passo para chegar lá.”
“The 10 Laws of Trust: Building the Bonds That Make a Business Great”
Autor: Joel C. Peterson
Editora: Amacom