10 tipos de negócios com altas taxas de retorno
Um estudo feito pela americana Sageworks mostrou onde os empreendedores americanos encontram as melhores taxas de retorno
Da Redação
Publicado em 23 de dezembro de 2013 às 05h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h21.
São Paulo – Além da paixão, o retorno do investimento é o motivo pelo qual muitos empreendedores resolvem se arriscar no próprio negócio. Alguns negócios, no entanto, têm melhores taxas que outros. Um estudo feito pela consultoria americana Sageworks analisou quais segmentos do mercado dos Estados Unidos apresentam as melhores taxas de retorno, ou ROI, nos últimos doze meses. A análise não leva em conta taxas e impostos e pode servir para avaliar como está se desenvolvendo um mercado mais maduro.
Os consultórios de dentistas estão no topo da lista da consultoria, com ROI de 101,1%. Segundo o estudo, as áreas de saúde estão entre as melhores neste quesito. Hoje, o Brasil abriga quase 20% dos dentistas do mundo.
Advogados e empresas que prestam serviços legais aparecem em segundo lugar na lista. De acordo com a consultoria, as empresas deste tipo pesquisadas tiveram taxa de 80,5%.
Contabilidade, organização de livros de caixa e pagamento de taxas e impostos são áreas carentes no Brasil e com altas taxas de retorno, segundo o estudo. O percentual apontado na pesquisa é de 78,3%.
Ainda na área de saúde, a consultoria indicou outros profissionais de saúde, como oculistas, fisioterapeutas e até psicólogos como um segmento com taxa de retorno de 78%.
Os consultórios médicos aparecem logo em seguida, com taxa de 76,6%. Hoje, o Brasil tem cerca de 400 mil médicos formados, mas ainda há uma demanda enorme por este tipo de negócio.
Mais um negócio relacionado á medicina. A área de atendimento ambulatorial ficou com taxa de 71,2% no levantamento. Clínicas com pronto atendimento como uma opção a hospitais e pronto-socorro são um exemplo deste tipo de negócio.
O mercado imobiliário, apesar dos altos e baixos, aparece em sexto lugar na lista, com taxa de retorno de 68,7%. Mesmo com os preços mais altos, as negociações de compra e venda continuam acontecendo no país.
Serviços de emprego, como agências de recolocação profissional, estão na lista da consultoria, com taxas de retorno estimadas em 66,1% nos últimos doze meses.
Corretoras e outros tipos de negócios ligados ao mercado de seguros ficaram com a oitava posição. Segundo os dados levantados pela consultoria, a taxa de retorno está em 64,8% para estes serviços.
Atendimentos a idosos e crianças entram na categoria de serviços de cuidados pessoais. Com o envelhecimento da população, este setor cresce a cada ano. A taxa apontada pela pesquisa foi de 63,8%.