Exame Logo

Warren Buffett fecha acordo bilionário na área de energia

Grupo do gestor americano comprará a companhia de energia PacifiCorp por 5,1 bilhões de dólares. É a maior aquisição da Berkshire Hathaway desde 1998

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

Após um longo período afastado de grandes negócios, o bilionário Warren Buffett está de volta com uma aposta razoavelmente grande no setor de energia. A companhia MidAmerican Energy Holdings, que pertence ao grupo Berkshire Hathaway controlado por Buffett fechou um acordo para comprar a companhia PacifiCorp por 5,1 bilhões de dólares, além de assumir mais 4,3 bilhões em dívidas da empresa. Atualmente, a PacifiCorp pertence à britânica Scottish Power.

O acordo, que poderá acelerar o processo de consolidação do setor energético americano, irá criar uma companhia com atuação em dez estados e com uma carteira de três milhões de consumidores de eletricidade e gás natural, segundo o americano The Wall Street Journal (se você é assinante, leia ainda reportagem de EXAME sobre o fraco desempenho da Berkshire Hathaway no ano passado).

Veja também

Para os especialistas do setor, o acordo arquitetado por Buffett é um marco em seus negócios. A aquisição será a maior da Berkshire Hathaway desde 1998 e encerra um período no qual Buffett sempre lamentava a falta de oportunidades para grandes operações. De seu lado, o bilionário americano escolheu um setor que oferece retornos estáveis e bom potencial de ganhos por meio da melhoria da eficiência. O reverso da moeda é que o setor energético, nos Estados Unidos, está se enfraquecendo devido a problemas de infra-estrutura e a questões regulatórias decorrentes de uma legislação antiquada.

Ao anunciar o acordo, nesta quarta-feira (25/5), Buffett afirmou que "o setor energético é provavelmente o único em que o grupo Berkshire pode encontrar oportunidades de investir somas significativas de capital". O bilionário também informou que espera realizar novas aquisições no setor nos próximos dez ou 20 anos. Atualmente, a MidAmerican Energy possui uma companhia energética que atua em quatro estados americanos, além de gasodutos para transporte de gás natural e plantas de geração de energia. A empresa também mantém participações em companhias do Reino Unido.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame