Negócios

Votorantim investe 1,3 bilhão de dólares em internacionalização

Compra das unidades americanas da Cemex impulsiona processo de internacionalização do grupo brasileiro, que tem como meta dobrar as operações no exterior até 2007

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

A brasileira Votorantim Cimentos  vai comprar, por 400 milhões de dólares, duas fábricas da Cemex nos Estados Unidos. As unidades estão localizadas na fronteira com o Canadá, na região dos Grandes Lagos, onde a brasileira atua desde agosto de 2001. Com o negócio, cresce para 1,3 bilhão de dólares o investimento da Votorantim em seu processo de internacionalização, cujas metas são alcançar 40% de geração de caixa em moeda forte e dobrar as operações no exterior até 2007 .

Segundo Luiz Vilar de Carvalho, presidente da companhia, a estratégia da Votorantim inclui conquistar linhas de crédito com custo mais competitivo ao estabelecer operações no exterior. " Mesmo com estas operações, as taxas que pagamos são cerca de 1,5 ponto percentual maiores", afirma Carvalho. "Em um negócio de capital intensivo como esse, essa diferença pode ser fatal".  Por conta das persistentes dificuldades de financiamento, a Votorantim procura, segundo Carvalho, extrair valor das aquisições por suas vantagens operacionais. No caso do negócio anunciado nesta semana, a empresa calcula que os ganhos de sinergia vão somar 15 milhões de dólares anuais.

 Com os novos ativos, a Votorantim Cimentos rivaliza em participação de mercado na região dos Grandes Lagos com a francesa Lafarge, a maior cimenteira do mundo, de quem comprou em 2001 as plantas da St. Marys. Agora, Votorantim e Lafarge vão controlar, cada uma, cerca de 30% do mercado regional. As unidades de produção que a Cemex vendeu, localizadas nos estados de Michigan e Illinois, têm capacidade anual de produção de 2 milhões de toneladas de cimento, elevando para 5,5 milhões de toneladas anuais a capacidade de produção da brasileira na região dos Grandes Lagos. Somada à produção de sua planta na Flórida, a Votorantim Cimentos vai faturar neste ano 1,2 bilhão de reais, o equivalente a 7% da receita do Grupo Votorantim.

Quanto à Cemex, fontes do mercado avaliam que os recursos da venda dos ativos devem ser aplicados na redução de dívidas, especialmente depois da aquisição por 5,8 bilhões de dólares do grupo britânico RMC. A Cemex tem 13 fábricas nos Estados Unidos com capacidade de produção anual de 14,2 milhões de toneladas.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Em Nova York, um musical que já faturou R$ 1 bilhão é a chave para retomada da Broadway

Empreendedor produz 2,5 mil garrafas de vinho por ano na cidade

Após crise de R$ 5,7 bi, incorporadora PDG trabalha para restaurar confiança do cliente e do mercado

Após anúncio de parceria com Aliexpress, Magalu quer trazer mais produtos dos Estados Unidos

Mais na Exame