Venda de carros e comerciais tem recorde para janeiro

As vendas de janeiro renovaram o recorde para o mês visto no ano passado, quando os emplacamentos do segmento tinham sido de 229.858 veículos

São Paulo - As vendas de automóveis e comerciais leves novos no Brasil em janeiro bateram recorde para o mês, apesar de terem recuado 23 por cento na comparação com dezembro do ano passado, informou uma fonte com acesso aos números da indústria nesta quarta-feira.

O mercado apurou vendas de 252.752 automóveis e comerciais leves novos em janeiro, normalmente o mês mais fraco para o setor no ano, um crescimento de cerca de 10 por cento em relação ao emplacado em janeiro de 2011, segundo a fonte.

A alta na comparação anual ocorreu mesmo com uma pequena diferença nos dias úteis de vendas -22 dias em janeiro deste ano, contra 21 em 2011- e com o acordo trabalhista que limitou horário de funcionamento de concessionárias durante finais de semana.

As vendas de janeiro renovaram o recorde para o mês visto no ano passado, quando os emplacamentos do segmento tinham sido de 229.858 veículos, segundo dados da associação de concessionários, Fenabrave.

Além de ter registrado recorde de vendas, o mês passado marcou mudança no ranking mensal de montadoras, com a General Motors assumindo a liderança, seguida de perto por Fiat e Volkswagen.

A montadora norte-americana encerrou o primeiro mês do ano com vendas de 52.863 automóveis e comerciais leves, após 41.159 unidades emplacadas um ano antes, quando estava na terceira posição do ranking.

A Fiat fechou o mês com vendas de 51.909 unidades, ante 46.625 em janeiro de 2011, mantendo a segunda posição. Já a Volkswagen apurou emplacamentos de 51.061 veículos, após 54.551 um ano antes, quando havia encerrado o mês na lideranças do mercado.

A quarta e a quinta posições foram mantidas por Ford e Renault, segundo a fonte, com vendas de 22.205 e 16.613 unidades, respectivamente. Um ano antes, a norte-americana havia vendido 22.951 automóveis e comerciais leves e a montadora francesa, 11.241 unidades.

A associação de montadoras, Anfavea, estima um crescimento de cerca de 4 a 5 por cento nas vendas de veículos em 2012, para o recorde entre 3,77 milhões e 3,81 milhões de unidades.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.