Negócios

TelexFREE processa Globo por causa de Ana Maria Braga

Companhia alega que matéria veiculada no programa da apresentadora denegriu sua imagem

Apresentadora Ana Maria Braga: TelexFREE processa Rede Globo por citar nome da companhia no programa Mais Você
 (Divulgação)

Apresentadora Ana Maria Braga: TelexFREE processa Rede Globo por citar nome da companhia no programa Mais Você (Divulgação)

Daniela Barbosa

Daniela Barbosa

Publicado em 24 de abril de 2014 às 07h52.

São Paulo – Nesta semana, uma matéria veiculada no programa Mais Você, apresentado por Ana Maria Baga, da rede Globo, veiculou uma reportagem sobre pirâmides financeiras e citou, entre outros nomes, a TelexFREE.  Isso levou a Ympactus, companhia que representa TelexFREE no país, a entrar com um processo judicial contra a emissora.

Uma petição, assinada pelo advogado Wilson Furtado Roberto, que defende os interesses da TelexFREE, solicita direito de resposta ao programa Mais Você. Segundo o documento, a reportagem em diversos trechos denegriu a imagem da companhia sem que fosse dada a ela  possibilidade de apresentar ao vivo sua versão dos fatos.

“Basta uma mera análise perfunctória para se verificar que o programa imputa de forma indireta e direta à TelexFREE e aos seus proprietários e divulgadores as condutas delitivas previstas nos artigos 171 (estelionato) e 288 (formação de quadrilha), bem como crime contra a economia popular previsto na Lei 1.521 de 26 de dezembro de 1951[5], chamando-os claramente de bandidos”, disse o documento.

Segundo a TelexFREE, as afirmações são mentirosas e repercutiram  com muita rapidez nas mídias sociais. “Com a publicação, tivemos nossa imagem seriamente abalada. A Globo falhou como instrumento público de fiscalização popular, por noticiar inverdades sem sequer tomar o cuidado de nos procurar a fim de constatar a veracidade das acusações”. Ainda de acordo com o documento, a Globo faltou com o dever de ética e imparcialidade.

Pirâmide

Em junho, o Ministério Público do Acre abriu um processo administrativo contra a empresa TelexFREE por indícios de formação de pirâmide financeira.

De acordo com o MP, a empresa estaria ofendendo alguns princípios básicos do Código de Defesa do Consumidor, como o dever de transparência e boa-fé nas relações de consumo, além de veiculação de publicidade enganosa e abusiva.  A TelexFREE está com as atividades suspensas por decisão judicial, mas se defende das acusações.

Segundo o site companhia, a TelexFREE brasileira é uma representante da empresa americana homônima que atua no mercado há 10 anos, e em março de 2012 entrou no Brasil com um plano de divulgação em que o colaborador é pago para divulgar a empresa. O principal produto dos anúncios é o sistema de comunicação VoIP .

Mais de Negócios

'E-commerce' ao vivo? Loja física aplica modelo do TikTok e fatura alto nos EUA

Catarinense mira R$ 32 milhões na Black Friday com cadeiras que aliviam suas dores

Startups no Brasil: menos glamour e mais trabalho na era da inteligência artificial

Um erro quase levou essa marca de camisetas à falência – mas agora ela deve faturar US$ 250 milhões