Exame Logo

Shopping centers têm o melhor Natal desde 1996

Faturamento dos lojistas registrou aumento nominal entre 13% e 15% em dezembro. No ano todo, as vendas cresceram 12%

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

Neste mês, as vendas dos shopping centers registraram um aumento nominal de 13% a 15% sobre dezembro de 2003. É a primeira vez, desde 1996, que o setor apresenta um crescimento de dois dígitos nesta época do ano. "Vamos poder festejar os resultados", diz Nabil Sahyoun, presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop). Segundo Sahyoun, o faturamento real aumentou cerca de 7,50%. O público também cresceu cerca de 15% em dezembro, sobre igual período do ano anterior. No ano passado, os shoppings haviam registrado queda real de 2% no faturamento.

O bom ano vivido pela economia influenciou o desempenho dos lojistas, segundo afirmou Sahyoun. O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), para o qual as estimativas oscilam entre 4,5% e 5%, a redução do desemprego e o desempenho recorde das exportações (que estão próximas dos 100 bilhões de dólares) são as razões macroeconômicas, que, de acordo com o presidente da Alshop, contribuíram para o desempenho das vendas neste ano.

Veja também

Fatores específicos do comércio também contribuíram. O principal foi o crediário com prazos mais longos, que estimulou a população a consumir. Segundo Sahyoun, os recentes aumentos da taxa básica de juros (Selic) não atrapalharam as vendas, porque muitos varejistas evitaram repassá-los ao consumidor, pressionados pela grande concorrência do setor na época natalina.

Os produtos mais procurados foram os eletroeletrônicos, como DVDs, aparelhos celulares e máquinas fotográficas digitais. Um dos resultados da demanda por produtos mais sofisticados foi o incremento do tíquete médio de vendas. Em dezembro do ano passado, o consumidor gastava entre 45 reais e 60 reais por compra. Neste ano, o tíquete subiu para a faixa de 50 reais a 80 reais. Em 1996, as vendas de dezembro haviam aumentado 12% sobre o mesmo mês do ano anterior. Desde então, não se registrava incremento de dois dígitos. Em 2001, as vendas chegaram inclusive a recuar 3%.

Balanço e perspectivas
O ano de 2004 também termina de modo positivo para os lojistas. O faturamento cresceu 12%, em termos nominais e 5,5%, em termos reais. Em valores, o setor faturou 48,8 bilhões de reais neste ano. O desempenho ficou dentro das expectativas do setor, que esperava uma alta entre 12% e 15%. "Considerando o ano todo, também tivemos o melhor resultado desde 1996", afirma Sahyoun.

Para o próximo ano, a Alshop estima que as vendas apresentarão um incremento real de 3% a 5% no primeiro semestre, em relação ao mesmo período de 2004. A estimativa para o ano todo ainda está em análise. "Acreditamos que o ciclo de crescimento da economia é sustentado", diz Sahyoun. Como reflexo, o setor também está investindo em sua expansão. Em 2005, 53 novos shoppings devem ser construídos. Outros 26 estão em projeto. A expansão ocorrerá, sobretudo, no interior do país, para onde os empregos estão migrando, estimulados pelo agronegócio e pela interiorização das indústrias.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame